Realizado na noite da última quinta-feira (28), pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), o 1º Desafio Açucarado reuniu mais de 200 pessoas e premiou os melhores confeiteiros do estado nas categorias Bolo Caseiro e Bolo Confeitado. Com o objetivo de fortalecer os profissionais da confeitaria da região, a disputa foi realizada em Rondonópolis e contou com a participação de competidores de municípios como Jaciara e Primavera do Leste.
A confeiteira Elisângela Silva dos Anjos, de Jaciara, venceu o desafio e conquistou o primeiro lugar na categoria Bolo Caseiro com um bolo pamonha.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“É um bolo de milho com queijo que é muito solicitado na minha confeitaria. Eu vendo praticamente todos os dias e é um dos meus carros-chefe hoje. Eu produzi esse bolo porque quando eu penso em caseirinho, penso nesse bolo simples e acho que o menos é mais. Estou muito emocionada, já chorei demais, porque a gente vem no intuito de pelo menos participar. Todas as meninas que estavam ali comigo são vencedoras porque não é fácil, é realmente um desafio. A gente sempre quer vencer, mas eu realmente não esperava. Estou muito grata por esse reconhecimento”, disse.
Já na categoria Bolo Confeitado, o vencedor foi Ruan Matos Barbosa, de Rondonópolis. Ele fez um bolo confeitado com recheio de morango com hortelã e disse que se inspirou nas datas comemorativas de fim de ano para criar o sabor.
“Eu fiz um bolo pão de ló clássico porque eu queria realçar o sabor do meu recheio, que foi inspirado no clima de Rondonópolis. A gente sempre vê o inverno estadunidense, o natal com aquele cenário de frio e neve, mas aqui em Rondonópolis e no Centro-Oeste é calor o tempo todo, então eu pensei em um bolo refrescante, com hortelã com chocolate branco e morango fresco. Os jurados aprovaram e estou muito feliz porque foi uma experiência muito boa. Estava nervoso na hora de confeitar, mas valeu muito a pena. Estou muito emocionado”, descreveu.
Desenvolvimento do setor
A gerente regional do Sebrae/MT em Rondonópolis, Érika dos Santos Silva, ressaltou que, além da competição, o evento contou com aulas-show e palestra inédita com a influenciadora e confeiteira Vivi Cake para fortalecer os empreendedores que atuam na confeitaria em toda a região.
“O papel do Sebrae é apoiar quem já empreende e quem pretende empreender e esse evento foi pensado para impulsionar o setor da confeitaria, com uma programação bem rica e interativa para que todos os presentes pudessem aprender algo novo. Vimos no segmento uma oportunidade de celebrar e prestigiar aqueles que fazem a sobremesa no final do ano, aqueles que muitas vezes nos salvam durante uma confraternização, que fazem ovos de páscoa e produzem doces maravilhosos. Nossa ideia é fazer mais ações para integrar essa cadeia e desenvolver esses profissionais da confeitaria”, destacou a gerente.
A confeiteira Sayuri Fukuda foi uma das participantes que aproveitou as aulas-show para se preparar para as vendas de fim de ano.
“Cheguei no evento 13h30, acompanhei tudo e foi maravilhoso. Uma experiência realmente incrível. Sou confeiteira há três anos e aproveitei para pegar algumas dicas de doces que eu vou fazer agora no final do ano para o Natal e toda a programação foi muito valiosa”, disse.
O 1º Desafio Açucarado foi encerrado com a Vivi Cake, que tem mais de 10 anos de carreira e possui mais de 20 milhões de seguidores nas redes sociais. A influenciadora, que é formada em psicologia, apresentou a palestra ‘A Arte de Empreender’ e falou sobre como as redes sociais foram fundamentais para sua carreira.
“Eu comecei com esse trabalho de rede social em 2021, no finalzinho da pandemia. Eu já fazia bolos há sete anos, entregava para os meus clientes, tinha uma carteira muito legal no Paraná, mas teve um momento da minha vida que me deu um start e eu falei: ‘preciso fazer mais, eu preciso que o mundo conheça o meu trabalho’. Comecei a fazer alguns vídeos pensando que eu ia atingir somente as confeiteiras e se tornou essa explosão. Quando a gente faz com amor e com carinho, a gente chega a lugares que nunca nem imaginou. Com essa troca aqui em Rondonópolis, eu espero que eu tenha inspirado e que eu possa ver mais confeiteiras e confeiteiros de sucesso”, disse a confeiteira e influenciadora.
Para a confeiteira e salgadeira Késia Luz, o evento foi inovador para a região.
“Eu gostei muito porque foi a primeira vez que participei de um evento como esse, que antes eu só via na televisão e na internet. Foi tudo muito produtivo, acompanhei tudo, a competição ao vivo foi show e pra mim foi ótimo”, disse.
O evento contou com a parceria da Panan, CDL Rondonópolis e Panificadora Buriti.
Confira o resultado do 1º Desafio Açucarado de Mato Grosso:
Bolo Caseiro
1° lugar - Elisângela Silva dos Anjos - Jaciara (MT)
2° lugar - Rosilda Rodrigues Bonifácio - Rondonópolis (MT)
3° lugar - Ana Paula Elias Vilela - Primavera do Leste (MT)
Bolo Confeitado
1° lugar - Ruan Matos Barbosa - Rondonópolis (MT)
2° lugar - Eliane Silvério - Rondonópolis (MT)
3° lugar - Karla Alayara Rodrigues da Silva - Rondonópolis (MT)