A água é vital para o organismo e 70% do nosso corpo é composto por ela. Já o limão é fonte de vitamina C, que melhora a imunidade, é antioxidante e contribui para a absorção de minerais. Sendo assim, não restam dúvidas de que essa mistura de água com limão só traz benefícios. E será que podemos tomar todo dia? Sim! Nesta matéria, você vai entender os benefícios desta composição e qual quantidade dela é recomendada.
A água é fundamental para o funcionamento da digestão, do sistema circulatório, para o transporte de nutrientes e substâncias do corpo, regula a temperatura, lubrifica os olhos e articulações e permite que todas as nossas funções biológicas sejam realizadas com eficiência.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
O limão é uma rica fonte de vitamina C, que contribui para fortalecer o sistema imunológico, protegendo todo o organismo. Tem ação diurética e ajuda na detoxificação de elementos indesejáveis ao organismo.
E a água com limão é uma mistura saudável, que equilibra o organismo a ponto de favorecer o emagrecimento, desde que faça parte de um estilo de vida saudável.
Essa mistura não causa gastrite, mas se a pessoa tiver previamente o problema, poderá sentir algum desconforto. Para indivíduos saudáveis, o consumo de água com limão pode ajudar na digestão e reduzir dores de estômago, destaca a professora da Faculdade de Engenharia de Alimentos da UNICAMP Cinthia Baú Betim Cazarin.
A pessoa que tem refluxo pode apresentar uma piora de sintomas com o consumo exagerado de água com limão, mas isso é individual, acrescenta a nutricionista do Departamento de Nutrição da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) Renata Bressan.
“A pessoa que tem refluxo vai ter que prestar atenção nesses sintomas e avaliar se os sintomas pioram usando tanto o limão como água com limão”, diz Bressan.
Apesar de ter o ph bastante ácido, o limão alcaliniza tudo que é ácido no nosso corpo e isso é eficiente para promover uma boa digestão de gorduras. Porém, quando a gente ingere o limão, ele aumenta a muita produção de ácido clorídrico.
“O limão é interessante para quem tem problema de digestão, fica com azia e com aquela sensação de empachamento, que é a digestão mais lenta, mais pesada. Mas quem tem pré-disponibilidade a gastrite, por exemplo, é interessante tomar água com limão e comer algo em seguida, cerca de 15 minutos depois. Não permaneça muito tempo em jejum para que de fato esse aumento de ácido clorídrico não faça mal”, recomenda a nutricionista e gastróloga Gabriela Cilla.
Como o limão aumenta a produção de aço clorídrico, a digestão é feita de maneira mais eficiente. Então, ocorre uma melhora na absorção de minerais, fibras, proteínas e carboidratos.
Sendo assim, tomar um pouco de limão espremido pouco antes das refeições auxilia na digestão. Principalmente daquelas ricas em proteínas, como um churrasco.
A nutricionista e gastróloga Cilla lembra que muitas pessoas utilizam o shot do limão, por exemplo, em jejum intermitente. Mas o limão corta o efeito do jejum. “É interessante que a pessoa que permanecer 12 horas em jejum, por exemplo, tome a água com limão 15 minutos antes da primeira refeição a ser realizada”, recomenda Cilla.
Qual quantidade máxima de limão devemos ingerir por dia?
Não há uma dose máxima de consumo de limão, mas sim de vitamina C. Para homens adultos, a recomendação de ingestão diária é de 90mg/dia de vitamina C e, para mulheres, de 75mg. Cada 100g de limão tahiti contém 38 mg de vitamina C. Desta forma, dependendo do tamanho do limão, pode ser que entre duas e quatro unidades sejam suficientes para a ingestão diária recomendada.
“Essa quantidade de vitamina C diária é facilmente atingida numa dieta equilibrada, contendo frutas, verduras, legumes em geral e com um consumo adequado de frutas - em torno de três porções por dia. O limão é uma dessas fontes, mas também temos a laranja, a acerola e o abacaxi, entre outras. A recomendação de consumo de frutas é que seja variado.”, explica Bressan.
Por ser uma fruta ácida, para quem tem uma sensibilidade alimentar, o limão em excesso pode potencializar a questão de alergias alimentares, assim como a laranja.
Qual quantidade máxima de água devemos ingerir por dia?
Em média, um adulto precisa beber 2 litros de água por dia. Mas não existe uma fórmula única para todo mundo: a quantidade pode variar conforme o peso ou se a pessoa faz algum esporte, por exemplo. De modo geral, o que se recomenda é ingerir cerca de 35ml por kg/peso corporal.
É recomendado tomar água e limão em jejum?
Não há contraindicação para a ingestão de água com limão em jejum, a não ser em casos de lesão gástrica, porque pode gerar desconforto. Em jejum ou após uma refeição, haverá benefícios, seja para a imunidade, para a ingestão de vitamina C, para a melhora na absorção de minerais, hidratação, etc, destaca Cazarin.