O café coado mais gostoso do país é de Cuiabá. O empresário Rubens Vuolo, 31 anos, venceu o campeonato brasileiro Brewers Cup 2024 no último final de semana. Com a vitória, ele vai representar o Brasil no Campeonato Mundial em Chicago, Estados Unidos, no ano que vem. Rubens é sócio da cafeteria Amado Grão, em Cuiabá. O evento foi realizado em Curitiba, capital do Paraná, entre os dias 12 e 14.
No concurso, Rubens apresentou uma mistura de dois grãos, torrados por ele mesmo, especialmente cultivados para o torneio, cujo processo se dá o nome de nanolote. O blend contém grãos do tipo Bourbon Rosa, cultivado na Fazenda Um, e do tipo Laurina, cultivado na Fazenda Daterra.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Os dois grãos são o que a gente chama de ‘nanolote’, que são muito exclusivos. É quando o produtor trabalha com um objetivo final, que no caso foi o campeonato. Então, são cafés que a gente não tem quantidade suficiente para comercializar”, explicou.
Por esse motivo, o blend campeão não estará disponível no cardápio da Amado Grão. Mas ele poderá ser saboreado por quem fizer cursos de produção de café com Rubens.
“Ele não vai estar disposto no cardápio da Amado Grão, mas eu vou servi-lo em alguns cursos, porque é um lote muito exclusivo, que foi montado só para competição. É um lote que não será comercializado em nenhum lugar”, afirmou.
O campeonato foi realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e teve parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).