Após a prisão do vice-prefeito de Cuiabá José Roberto Stopa (PV), o prefeito diplomado Abilio Brunini (PL) afirmou que ele foi o responsável pela denúncia das irregularidades. Nesta sexta-feira, 27, Abilio disse que em uma visita à obra viu o descarte irregular e denunciou os responsáveis para a Delegacia do Meio Ambiente.
“Primeiro, eu estive lá, denunciei inclusive a situação daquela obra, do jeito que ela está e principalmente do lixo e do entulho naquele local. Contudo, eu não responsabilizo só o secretário, tem o fiscal de contrato, tem engenheiro de obra, tem pessoas que são responsáveis para cobrir essa função”, afirmou.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Apesar de não achar que Stopa é o único responsável, Abilio não acha a prisão desnecessária. Ele, inclusive, acha pouco provável que Stopa tenha dado a ordem para os funcionários despejarem os dejetos em uma Área de Preservação Permanente (APP).
“Não é que a prisão seja desnecessária, a prisão é o cumprir da lei. A lei estabelece que os responsáveis pela obra, eles sejam penalizados pela degradação ambiental que estava sendo causada ali. O secretário é o responsável direto disso”, disse.
Nesta quinta-feira, 26, Stopa foi autuado pelo crime de causar poluição que resulta ou possa resultar em danos à saúde humana ou mortalidade e animais ou destruição significativa da flora. A equipe de investigação foi ao local para apurar uma denúncia recebida sobre descarte irregular, realizada nas proximidades de uma área verde localizada ao fundo do Mercado do Porto.
Stopa foi solto após passar por audiência de custódia.