MDB, PP e PSD devem caminhar juntos na eleição de 2022. A informação foi confirmada pelo deputado federal Carlos Bezerra, presidente regional do MDB, nesta segunda-feira (18), logo após uma reunião com o governador Mauro Mendes (DEM). No encontro, líderes dos três partidos comunicaram o desejo de trabalhar pela eleição do deputado federal Neri Geller (PP) para a vaga no Senado Federal.
Em conversa com jornalistas, Bezerra afirmou que a união entre os três partidos está praticamente selada e conta com a anuência da base de cada um deles.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Receba nosso conteúdo e esteja sempre informado. Em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui)
“Essa conversação entre nós existe e ela está em andamento para se efetivar com a eleição do Neri ao Senado. Isso é fruto de uma análise que vem sendo feita dentro do partido há longo tempo. Chegamos praticamente à conclusão de que esse é o melhor encaminhamento, a aliança desses três partidos. O governador sabe dessa posição e acho que ele não tem nada contra isso. Já houve consulta praticamente a todos no MDB, deputados estaduais, federais e prefeitos”, disse Bezerra.
Geller conta que a conversa sobre seu projeto para o Senado Federal já vem sendo tratada desde a eleição suplementar de 2020, quando Carlos Fávaro (PSD) foi eleito para ocupar a cadeira aberta com a cassação de Selma Arruda. Na ocasião, o PP de Neri Geller apoiou e o MDB de Bezerra apoiaram Fávaro, estabelecendo as bases de uma aliança mais longa.
- FIQUE ATUALIZADO: Para entrar em nosso canal do Telegram (clique aqui)
“Fico bastante feliz, me motiva, me coloca em compromisso com o MDB e com certeza vai se afunilando para fazermos uma composição bem aberta. Fico feliz pela confiança e pré-alinhamento do PSD e do MDB, que são dois partidos muito fortes e, alinhados com o PP, se fortalecem ainda mais”, afirmou.
Já Fávaro indicou que a aliança entre os partidos pode se estender para as eleições proporcionais em 2022 (deputado federal e estadual). Afirmou ainda que os três partidos se mantêm na base do governo e aguardam a definição de Mauro sobre a candidatura à reeleição.
“É importante o governador Mauro Mendes saber que sua base está fortalecida. Ficou claro na nossa conversa que estamos mantendo a base que me apoiou ao Senado e foi vitoriosa. Vamos fortalecer as proporcionais do MDB, PP e PSB e tenho certeza que, no momento que governador tomar a decisão e fizer o anúncio, o Democratas fará parte, assim como outros partidos podem fazer parte dessa decisão”, afirmou.
ÁGUA FRIA - A aliança dos três partidos em torno da candidatura de Neri Geller coloca a deputada estadual Janaína Riva, uma das principais lideranças do MDB, em uma ‘sinuca’. Nora do senador Wellington Fagundes (PL), ela tentava levar a sigla e seus aliados para apoiar a reeleição de seu sogro. No entanto, apenas uma vaga ao Senado será disputada em 2022, o que impede uma aliança tão difusa.