A ex-deputada federal e atualmente diretora-executiva financeira da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rosa Neide, anunciou que irá disputar a presidência estadual do Partido dos Trabalhadores (PT). Ela é o primeiro nome a se candidatar para liderar o partido, que irá ocorrer em julho.
Rosa faz parte do movimento Construindo um Novo Brasil (CNB), que é detém a maioria dentro da sigla. No vídeo em que anunciou sua candidatura, ela afirma estar atendendo a um pedido dos membros do grupo para disputar a vaga.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Atendendo um pedido de todos eles, do interior do estado de onde eu venho, aqui da capital onde estou vivendo, coloquei o meu nome à disposição do Partido dos Trabalhadores para me candidatar à presidência do partido, para os anos que virão agora. Então, nós precisamos o nosso partido, estar à frente. Como filiada há 43 anos no PT, me coloco neste momento da avaliação de todos vocês”, disse.
Quem também faz parte da CNB é o atual presidente do PT, o deputado estadual Valdir Barranco. Mesmo podendo disputar a reeleição, Barranco preferiu não renovar o cargo. Agora, ele tenta eleger Neide como sua sucessora.
Outra ala do partido, o Movimento PT, que é minoritário nacionalmente, defende que o deputado estadual Lúdio Cabral seja o candidato. Entretanto, o parlamentar ainda não se decidiu.
O novo presidente terá a missão de “ressuscitar” o partido em Mato Grosso. Apesar de ser a candidata mais votada em 2022, Rosa Neide não foi reeleita por não atingir o quociente eleitoral, ou seja, a chapa do PT não tinha nomes expressivos para puxar votos. Mas a votação alavancou o nome de Rosa Neide. Em 2024, o PT seguiu sem nomes populares e não elegeu nenhum prefeito em Mato Grosso. Atualmente, o partido só tem dois representantes na Assembleia Legislativa: Lúdio e Barranco.
Mesmo sendo derrotado pela disputa a Prefeitura de Cuiabá, Lúdio saiu fortalecido dentro do partido, até mesmo com a direção nacional do PT. Cabral obteve 147 mil votos, o melhor desempenho do PT na capital do agronegócio. Posição que o favorece para liderar o PT.