Por 21 votos a três, a Câmara de Cuiabá aprovou o parecer emitido pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) pela aprovação do projeto de decreto legislativo que retira o título cidadão cuiabano que foi concedido ao deputado estadual Gilberto Cattani (PL). A votação aconteceu durante a sessão ordinária desta terça-feira, 05 de setembro.
Para revogar o título concedido por Cattani, a mensagem tem que passar por mais duas votações no plenário.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
O pedido foi apresentado pelo vice-líder do governo municipal na Câmara, vereador Luís Cláudio (PP), devido às falas do liberal, que foram consideradas misóginas, por comparar gestão de vacas com mulheres.
“O comportamento do parlamentar, bem como sua fala é eivada de misoginia e preconceito, o que causa revolta e indignação. Assim sendo, como forma de posicionamento, esta casa de Leis deve revogar o Decreto que concedeu o Título de Cidadão Cuiabano ao Senhor Gilberto Moacir Cattani, uma vez que suas atitudes são incompatíveis com o mínimo de idoneidade moral, requisito basilar para que seja digno do Título de Cidadão Cuiabano”, diz trecho do projeto.
Antes da votação do parecer, o autor da homenagem ao deputado, vereador Wilson Kero Kero (Podemos), saiu em defesa da permanência do título, alegando que Cattani está pagando o “preço da internet” e comentou que ele presta um trabalho relevante à sociedade cuiabana.
“Retirar um título hoje que foi autorizado por essa Casa de Leis com viés ideológico, não concordo. Ele sempre defendeu essas pautas do aborto, a polêmica das vacas, porque defendeu a vida e sua plenitude desde a concepção, essa é uma bandeira dele. Se expressou errado, a Assembleia vai dizer isso, acho que por lá está pacificado, nem se fala em punição do Cattani”, destacou.
A defesa do vereador não surtiu efeito, sendo que a maioria foi favorável ao parecer da CCJR.
VEJA COMO CADA VEREADOR VOTOU:
SIM:
Chico 2000 (PL)
Cezinha Nascimento (União)
Demilson Nogueira (PP)
Dídimo Vovô (PSB)
Dilemário Alencar (Podemos)
Dr Ricardo Saad (PSDB)
Edna Sampaio (PT)
Eduardo Magalhães (Republicanos)
Fellipe Corrêa (Cidadania)
Jeferson Siqueira (PSD)
Lilo Pinheiro (PDT)
Luís Cláudio (PP)
Marcus Brito Júnior (PV)
Maysa Leão (Republicanos)
Michelly Alencar (União)
Paulo Henrique (PV)
Professor Mário Nadaf (PV)
Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania)
Rogério Varanda (MDB)
Sargento Joelson (PSB)
Sargento Vidal (MDB)
NÃO:
Adevair Cabral (PTB)
Dr Luiz Fernando (Republicanos)
Wilson Kero Kero (Podemos)
AUSENTE:
Kássio Coelho (Patriota)