O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) apresentou na tarde desta quarta-feira (18), complemento ao decreto 7.839/2020 com novas medidas temporárias e emergenciais para combate ao novo coronavírus, que provoca o COVID-19. Entre as ações do município para evitar a proliferação do vírus, está a proibição da Águas Cuiabá cortar o fornecimento de água aos munícipes e também o cancelamento dos benefícios dos cartões transportes gratuitos.
Pinheiro realizou uma coletiva virtual ao lado da sua esposa e primeira-dama Márcia Pinheiro, onde apresentou o novo decreto. O prefeito começou dizendo, da decisão de paralisar as aulas na rede municipal por duas semanas, a contar a partir do próximo dia 23 de março, e segue até o dia 05 de abril.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Além da paralisação das aulas na rede pública, Emanuel recomendou que as escolas particulares da Capital, suspenda as atividades pelo mesmo período da rede municipal. O prefeito ainda salientou que 18 mil alunos de escolas municipais, irão receber merenda em suas casas. Estes alunos, são pertencentes as famílias cadastradas no programa bolsa família e que vivem em situação de vulnerabilidade e tem na merenda escolar, a sua única refeição balanceada.
Outra medida adotada por Pinheiro foi a proibição da Águas Cuiabá de realizar o corte de fornecimento de água, mesmo que o munícipe esteja em débito, pelo fato de a água ser de fundamental importância no combate ao coronavírus.
“A Águas Cuiabá S.A., fica proibida de fazer o corte de fornecimento de água para consumidores inadimplentes pelo prazo de 60 dias, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. É uma medida responsável, o mundo inteiro vem discutindo e explicando as formas de enfrentamento ao coronavírus, e a principal e mais eficiente medida, é a higiene pessoal, lavando as mãos com frequência, e por isso não podemos permitir o corte de água em um momento de pandemia. Não podemos expor a população cuiabana e esse risco, e por isso a decisão”, detalhou Emanuel.
A Secretaria de Mobilidade Urbana vai suspender o passe livre estudantil, passe livre dos idosos e tarifa social pelo período de 23 de março a 5 de abril. Os ônibus também terão que disponibilizar álcool em gel para os passageiros e ao final de cada parada fazer a higineização, além das estações também disponibilizarem álcool em gel para quem passar pelo local. A fiscalização será realizada pela equipe da Semob.
As famosas feiras municipais também receberam recomendações para que a ocupação máxima seja de 100 pessoas, e que a fiscalização fique a cargo da Secretaria Municipal de Agricultura.
Emanuel Pinheiro também pediu para que a população colabore neste momento tão delicado, porém não é necessário histeria e pânico, pois ainda não há nenhum caso confirmado na Capital de coronavírus.
“A prefeitura está fazendo a sua parte e toda a nossa equipe está diariamente reunida para garantir a proteção e os cuidados necessários à população cuiabana para prevenção do coronavírus. Para surtir efeito é necessário que cada cuiabano e cada cuiabana faça a sua parte, e siga o protocolo da OMS, do governo federal, estadual e municipal. É momento de muito cuidado, atenção, prevenção e responsabilidade. Não há clima para pânico, e histeria sócia, pois até o momento não há nenhum caso confirmado em Cuiabá graças a Deus, e se cada um fizer a sua parte protegendo a quem mais amamos, juntos vamos vencer”, pontou o prefeito.