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Política Sábado, 06 de Janeiro de 2024, 08:52 - A | A

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SONHO ANTIGO

Nova estrada para Chapada pode ser construída em apenas 1 ano, diz Botelho

Segundo ele, maior desafio é o trecho final da MT-030

Gabriel Soares

Editor-Chefe | Estadão Mato Grosso

O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União), defendeu que o governo faça ainda este ano a licitação para implantação da MT-030, projeto de rodovia para ligar Cuiabá a Chapada dos Guimarães por outro trajeto, que encurtaria a distância de viagem para apenas 30 quilômetros. Em conversa com jornalistas nesta sexta-feira, 5 de janeiro, Botelho afirmou que as obras para implantação da rodovia poderiam ser concluídas em apenas um ano.

Botelho explicou que há apenas um desafio a ser superado para a implantação da rodovia, já no trecho final, onde pode ser necessário construir um túnel ou uma ponte suspensa para transpor os paredões de Chapada. Esse pequeno trecho pode custar mais caro que todo o asfaltamento da nova rodovia, chegando à casa dos R$ 150 milhões.

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“O maior problema que nós vamos encontrar para fazer, evidentemente que é na chegada, que via ter que ser discutido qual é o melhor caminho, se seria um túnel ou uma ponte suspensa. Ambas são obras muito mais caras do que todo o asfalto. São obras caríssimas, que talvez vão ficar em torno de R$ 150 milhões só essa chegada lá em Chapada”, afirmou.

Apesar disso, Botelho avalia que é possível conseguir construir a nova estrada para Chapada em apenas um ano. Aos jornalistas, o deputado se mostrou confiante de que o governo pode elaborar o projeto e licitar a obra ainda este ano.

“Nós queremos que esse ano esteja tudo pronto, licite e, se possível, comece esse ano. Mas, se não der para começar, que pelo menos esteja tudo pronto e licitado para que ano que vem essa obra seja feita e concluída, uma vez que é uma obra que dá para ser feita em um ano”, pontuou.

Botelho explicou ainda que a implantação da rodovia não deve ter obstáculos ambientais, já que não atravessa o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, o que atrairia a competência federal para o licenciamento.

“Ali tá fora do Parque, não está dentro da área de preservação de Chapada, então é muito tranquilo isso. É só uma discussão com a Sema [Secretaria de Estado de Meio Ambiente] mesmo, essa questão ambiental”, pontuou.

A implantação da MT-030 chegou a ser ventilada em governos passados, mas ficou "engavetada" por vários anos. No entanto, a construção de uma nova ligação com Chapada dos Guimarães se tornou uma necessidade urgente diante dos constantes deslizamentos de terra que têm acontecido na região do Portão do Inferno e levaram ao bloqueio da rodovia por diversas vezes neste final de ano. Atualmente, a MT-251, conhecida como Estrada de Chapada, tem sido fechada sempre que há chuvas na região do Portão do Inferno.

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