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Política Domingo, 05 de Setembro de 2021, 06:00 - A | A

Domingo, 05 de Setembro de 2021, 06h:00 - A | A

ALFINETADA

Não fizeram mais que a obrigação, diz secretário sobre senadores de MT

Jefferson Oliveira

Repórter | Estadão Mato Grosso

Secretário estadual de Infraestrutura, Marcelo Padeiro disse que os três senadores de Mato Grosso - Carlos Fávaro (PSD), Jayme Campos (DEM) e Wellington Fagundes (PL) - fizeram apenas sua obrigação ao defender a agilidade do chamamento público para construção da primeira ferrovia estadual em Mato Grosso.

O projeto, que é considerado um exemplo nacional, correu o risco de ter seu cronograma modificado e até inviabilizado após o ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, encaminhar uma medida provisória (MP) ao Senado para criar a concessão por autorização na legislação federal. Esse modelo é o mesmo que foi utilizado para viabilizar a ferrovia estadual, o que devolveria a responsabilidade sobre o projeto da Ferronorte ao governo federal, recomeçando o trâmite da concessão, que já está nas etapas finais.

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“Eles estão em Brasília para defender os votos que receberam e lutarem pelo estado, então eles não fizeram mais que a obrigação deles como defensores do Estado de Mato Grosso, como homens públicos que foram eleitos para trazer o desenvolvimento para o estado de Mato Grosso”, disse.

Apesar de dizer que os senadores apenas cumpriram o papel para o qual foram eleitos, o secretário agradeceu Fávaro, Jayme e Wellington e disse que a luta deles, significou a representatividade. Horas antes de a MP ser encaminhada ao plenário do Senado, o trio mato-grossense chegou a criticar a postura do ministro Tarcísio, que representava um duro golpe à ferrovia estadual.

Jayme Campos chegou a classificar a atitude do ministro como “mau-caratismo” e explicou que se o chamamento público fosse alterado, ele e outros parlamentares, se uniriam para pedir ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), a devolução da MP ao governo.

“Não é possível um ministro de Estado vir aqui, discutir com vários senadores e, na calada da noite, fazer modificação de medida provisória. Isso chama-se, na minha visão, mau-caratismo. Não vamos admitir que nada interfira nessa obra, que é tão importante para o desenvolvimento social de Mato Grosso”, disse Jayme, na ocasião.

Como resultado da intervenção dos senadores, um acordo de cooperação técnica foi assinado na noite de quinta-feira (2), garantindo 100% de segurança jurídica para a construção da ferrovia estadual. O governador Mauro Mendes (DEM) viajou a Brasília para assinar pessoalmente o termo de compromisso.

"Esse acordo vai garantir segurança jurídica total para esse processo e nós estaremos juntos, se Deus quiser, daqui a alguns dias, algumas semanas, assinando o contrato e dando ordem de serviço para mais de 700 km de trilhos. Até que enfim as ferrovias em Mato Grosso e no Brasil inteiro estão saindo", disse Mauro.

Após o problema ser resolvido, o ministro da Infraestrutura garantiu apoio total à construção da ferrovia estadual e afirmou que esse traçado vai trazer muitos benefícios à população.

"Mato Grosso está sendo pioneiro nisso, que é o processo de autorização ferroviária. O Estado está muito perto de finalizar o chamamento público para a ferrovia. Sem dúvida nenhuma vai aumentar a oferta ferroviária e isso vai diminuir o custo logístico. Ganha Mato Grosso, ganha o Brasil e a gente está muito satisfeito", concluiu.

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