A vereadora reeleita Maysa Leão (Republicanos) confirmou que é candidata à presidência da Câmara Municipal de Cuiabá. A parlamentar apresentou uma relação com 14 colegas em torno de seu nome. A divulgação foi feita por meio de sua assessoria de imprensa nesta manhã de segunda-feira, 4 de novembro.
“Não recuei da candidatura de presidir, mas me comprometi a não destruir a chapa, se for necessário que eu ocupe o lugar de 1ª vice-presidente para garantir mais votos”, apontou.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
A lista divulgada mostra que todas as outras sete mulheres eleitas estão na base de Maysa. O grupo também conta vereadores reeleitos e outros novatos.
A divulgação traz, ao menos, duas curiosidades. A primeira é a presença do vereador reeleito Sargento Joelson e da vereadora eleita Katiuscia, ambos do PSB. Isso porque o presidente estadual do partido, o presidente eleito da Assembleia Legislativa Max Russi já adiantou que gostaria de ter um integrante do partido presidindo a Câmara Municipal.
O PSB elegeu quatro parlamentares para a próxima legislatura, tendo a maior soma de votos entre os eleitos. Além de Joelson e Katiuscia, o partido também elegeu Ilde Taques e reelegeu Didimo Vovô. Ainda não se sabe qual será o posicionamento de Russi acerca dos vereadores que querem compor com Maysa, mas já é possível adiantar que Katiuscia era servidora de Max Russi e foi praticamente “feita” por ele na disputa eleitoral.
A segunda curiosidade da lista é a presença dos vereadores Samantha Íris, Paula Calil e Rafael Ranalli. Todos eles são do Partido Liberal, do atual presidente da Casa, Chico 2000, que já adiantou o desejo de ser reeleito para comandar o legislativo cuiabano.
Aliás, caso os apoios se confirmem, Maysa já detém a maioria da próxima legislatura, que será composta por 27 membros. A virada de votos também se torna extremamente difícil, uma vez que esses três parlamentares são bem mais próximos do prefeito eleito Abilio Brunini (PL) que o atual presidente.
Samantha Íris, além de ser a vereadora mais votada dessa eleição, é a primeira-dama, esposa de Abilio. Paula Calil é irmã do deputado estadual Faissal Calil (PL), que por sua vez foi coordenador da campanha do futuro prefeito. Já o vereador eleito Rafael Ranalli é apoiador de Abilio desde o início.
VEJA A NOTA NA ÍNTEGRA
A vereadora de Cuiabá reeleita Maysa Leão (Republicanos) vem por meio desta nota afirmar que o seu nome está disponível à presidência da Câmara.
Em resposta à notícia veiculada no portal ‘Notícia e Fatos’, onde aponta que a vereadora recuou da candidatura, a parlamentar reitera a sua pretensão ao pleito.
“Não recuei da candidatura de presidir, mas me comprometi a não destruir a chapa, se for necessário que eu ocupe o lugar de 1ª vice-presidente para garantir mais votos”, aponta Maysa Leão.
O grupo da vereadora à Mesa, conta com os nomes dos vereadores de oposição ao prefeito Emanuel Pinheiro, além de novos parlamentares eleitos.
A parlamentar aponta que a possível chapa está em conversa com outros nomes importantes, e a definição deste grupo deve ocorrer nos próximos dias, com um anúncio possivelmente até quarta (6).
Segue o nome dos parlamentares do grupo em articulação a mesa diretora a qual Maysa faz parte.
1. Maysa Leão (Republicanos)
2. Michelly Alencar (UB)
3. Samantha Íris (PL)
4. Paula Calil (PL)
5. Baixinha Giraldelli (SOLIDARIEDADE)
6. Dra. Mara (PODEMOS)
7. Katiuscia (PSB)
8. Maria Avallone (PSDB)
9. Eduardo Magalhães (REPUBLICANOS)
10. Daniel Monteiro (REPUBLICANOS)
11. Demilson Nogueira (PP)
12. Sargento Joelson (PSB)
13. Cezinha Nascimento (UB)
14. Rafael Ranalli (PL)