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Política Domingo, 18 de Setembro de 2022, 09:51 - A | A

Domingo, 18 de Setembro de 2022, 09h:51 - A | A

RODOVIA DA MORTE

Márcia propõe solução para problema da BR-163 com recursos do Fethab

Da Redação

Redação | Estadão Mato Grosso

Candidata ao governo do estado, Marcia Pinheiro, esteve na manhã deste sábado (17), no município de Sinop e se reuniu com os representantes da União das Entidades de Sinop (UNESIN), que representa 24 entidades da sociedade civil e que buscam o fortalecimento e crescimento da cidade e região. 

A UNESIN entregou uma carta com demandas estaduais para Sinop e região em 11 áreas. No mesmo documento, a União das Entidades também pede apoio e empenho da candidata nas demandas federais, entre elas a conclusão da duplicação de vários trechos da BR-163 que ainda não foram realizados pela Rota do Oeste. 

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"É a via mais importante para o escoamento da produção do nosso estado, porém, temos vidas sendo ceifadas por acidentes que ocorrem diariamente nesta rodovia. Temos duas opções para se fazer, a primeira é estadualizar e usar o Fethab para concluir as obras. Outra solução é buscarmos com a bancada federal uma solução com a União, para que o domínio da via retorne a União e que conclua todas as obras. Outro ponto que quero lembrá-los é, fizeram somente pedágios nas rodovias estaduais de Mato Grosso, e essa realidade iremos mudar", comentou Márcia.

O senador Carlos Fávaro (PSD) lembra que apresentou uma manifestação junto ao TCU (Tribunal de Contas da União) para que a concessionária perca o direito a explorar o serviço de pedágio ao não realizar obras e executar os serviços de manutenção. 

"Eu defendi desde que me tornei senador, o problema de antes deste Governo,mas que não fez nada para resolver. Deve fazer a intervenção desse bem público, eu protocolei uma manifestação no TCU, Dnit e outros órgãos fiscalizadores.  As obras não foram feitas e estão cobrando pedágio. Quebrem o contrato e judicializem, depois disso, eles recebem direito de indenização, se couber, quem define é a justiça. Mas, a União passa a administrar as praças de pedágio, e com o recurso vai fazendo as obras e manutenção. Depois, realiza uma nova licitação. Esse é o caminho mais curto, intervenção federal. Ou dá pra pegar o MTPAR, que uma empresa é mista, que tem recurso, e o estado tem dinheiro pra isso, e tem também o Fethab, e então, cobra-se um valor justo de pedágio, mas com a via em boas condições", concluiu. 

A BR-163 é o principal corredor de escoamento da produção de grãos e boa parte dela ainda não foi duplicada, mas, já existe a cobrança de pedágios.  A via hoje causa dificuldades aos caminhoneiros e coloca a vida de quem transita nela em risco.

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