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Política Sábado, 13 de Agosto de 2022, 11:09 - A | A

Sábado, 13 de Agosto de 2022, 11h:09 - A | A

TRANSPORTE MAIS MODERNO

Márcia afirma que vai concluir obras do VLT rapidamente: "incompetência do atual governo"

Gabriel Soares

Editor-Chefe | Estadão Mato Grosso

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro (PV), afirmou que irá terminar as obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) caso seja eleita governadora. Ela afirmou que a substituição do modal pelo Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) é um “tapa na cara da sociedade”, pois a maior parte do investimento necessário para o VLT já foi realizado.

“Terminar a obra do VLT é um compromisso que assumo. É um dever. Essa demonstração de incompetência do Governo. Uma afronta aos usuários do transporte público. Existe um projeto, com 22,2 km de extensão, com 32 estações, que já possui seis quilômetros de trilhos instalados em Cuiabá e Várzea Grande, além de vagões adquiridos, seja desperdiçado”, disse Márcia.

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Para a candidata, é inadmissível que os 40 trens já adquiridos pelo Estado fiquem deixados ao relento, sofrendo o desgaste natural do tempo, sem que nenhum dos mais de 300 mil usuários do transporte coletivo em Cuiabá e Várzea Grande tenha utilizado o modal.

“É um tapa na cara da sociedade. Perguntem às pessoas. A atual gestão do Estado mantém um histórico de obras paralisadas, são hospitais, escolas e a obra do modal VLT, que repercute nacionalmente, como uma vergonha. O Governo deve deveria responder a quem, de fato, interessa esse retrocesso.  Jogar fora mais de R$ 1,2 bilhão é inconcebível”, declarou.

No total, 40 trens com 7 vagões cada e capacidade diária de transporte de cem mil pessoas por dia estão inutilizados na central de operacionalização e monitoramento do VLT há quase 10 anos.

Márcia afirma que a conclusão da obra do VLT é possível e pode ser feita rapidamente, com a utilização de recursos que já existem no caixa do Estado. Ela ainda afirmou que o projeto de BRT apresentado pelo governo atual é obsoleto, além de não ser um “verdadeiro BRT”.

“Gastar mais R$ 500 milhões em um sistema obsoleto?  Isso sem contar que não um BRT, de fato, já que não atende aos requisitos reais do modal.  É por isso que se coloca esperança em alguém. O político necessita de duas questões essenciais: a sensibilidade para entender o que é melhor para o seu povo e o compromisso em cumprir o que se compromete, tendo o cidadão, sempre, em primeiro lugar”, concluiu.

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