O presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná Filho (MDB), entregou 23 Moções de Aplausos durante sessão solene, realizada nesta terça-feira (16.11), na Câmara de Cuiabá, em alusão ao Dia de Zumbi e da Consciência Negra.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
A sessão, também requerida pela vereadora Edna Sampaio (PT), homenageou lideranças do movimento negro da capital.
O vereador destacou a luta do povo negro contra o racismo e por maior espaços na sociedade. Hoje, o parlamentar - que saiu da comunidade de Sangradouro, em Santo de Leverger – é o primeiro presidente negro eleito na Câmara de Cuiabá.
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“O dia 20 de novembro é para lembrar a todos que antes de nós já houveram muitas outras pessoas que lutaram por liberdade, igualdade racial e social. Precisamos encorajar para que novos homens e mulheres negras conquistem mais espaço. Por esses e outros motivos valorizo a oportunidade que tenho em estar na Câmara de Cuiabá, como o primeiro presidente negro que assumiu de forma eletiva. Vereadora Edna Sampaio, primeira mulher negra a estar como vereadora, a qual eu respeito e que tem dado respaldo ao nosso mandato, que tem nos ajudado muito como mãe, como mulher e como militante”, disse o presidente.
“O Dia da Consciência Negra não é apenas um feriado, é uma data importante para também discutir ações para o fortalecimento da política de igualdade racial”, complementou o vereador.
A ex-prefeita de Cuiabá, Jacy Proença, destacou o empenho do legislativo em criar políticas públicas voltadas à população negra. Além de garantir espaço a essa população na Casa de Leis.
“Eu quero parabenizar o presidente desta Casa de Leis, por abrir as portas do plenário para colocar em pauta o combate ao racismo e promoção de igualdade racial. Ainda vamos batalhar muito para termos a cidade que desejamos”, disse a professora
VEJA NOMES DOS HOMENAGEADOS
GEORG BARANJAK
MARILDES RIBEIRO DE AMORIM
EDSON MAURO VIEIRA DA VEIGA
RODRIGO COSTA DE AMORIM
CÁSSIO DA SILVA MARTINS
PAULO YGOR SANTOS SILVA
MANUELA ARRUDA DOS SANTOS NUNES DA SILVA
DOUGLAS CAMARGO DE ANUNCIAÇÃO
DENIZE APARECIDA RODRIGUES DE AMORIM
FERNANDA APARECIDA ANTUNES DE ARRUDA
MATHEUS DE ARAÚJO
MANOEL FRANCISCO DA SILVA JÚNIOR
BENTO FILHO
ANDRÉ POZETTI
NARYANNE RAMOS
ELISEU DE FARIAS XUM XUM
PEDRO REIS
EDNA SAMPAIO
ELIZANGELA TENORIO
PASTOR SENA
MÁRCIO MAGALHÃES PINHEIRO
PROFª. DRª SILVIANE RAMOS
CARLA NEVES