O vereador Juca do Guaraná (MDB) foi eleito presidente da Câmara de Cuiabá em sessão realizada nesta sexta-feira (1). Sua chapa recebeu 18 votos, contra sete da chapa encabeçada por Diego Guimarães (Cidadania). O resultado já era aguardado por Juca, que chegou à Câmara confiante nos 18 votos.
Antes da votação aconteceu um embate entre Juca e Diego sobre o direito de fala. Juca queria partir diretamente para a votação, já que a sessão teve início às 14h e havia pessoas de idade assistindo. Contudo, Diego abriu espaço para a vice de sua chapa, Michelly Alencar (DEM) pudesse ler uma carta elaborada por seu grupo, questionando a independência da Câmara sob a presidência de Juca.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Em resposta aos opositores, Juca afirmou que pretende manter uma relação harmoniosa com a Prefeitura, e que o fato de ele e o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) serem do mesmo partido não representa um problema para a independência do Legislativo.
"Os Poderes são distintos e tem que ter harmonia. Nós somos Poder Legislativo, prefeito é Poder Executivo. Todos sabem da minha amizade com o prefeito Emanuel Pinheiro e o que for bom para Cuiabá terá apoio não somente do presidente Juca, mas de cada um de vocês", pontuou.
Antes da eleição, Juca prometeu instalar a Câmara Itinerante, nos moldes de um programa que já mantinha em seu gabinete, para levar os parlamentares às periferias e ampliar o contato com a população.
"Esperamos que a partir de hoje vamos levar não apenas o gabinete itinerante, mas a Câmara Itinerante, para a Câmara estar presente nos bairros de Cuiabá", disse.
Após a proclamação do resultado, Diego Guimarães afirmou que ainda se sente vitorioso por ter se mantido fiel a suas convicções e agradeceu a cada um dos parlamentares que votaram a seu favor.
“Das muitas derrotas que sofri nos últimos quatro anos, tal qual a de hoje, saio com o gosto leve e suave, como se tivesse vencido. Porque não negociamos, não abrimos mão e não deixamos que esse parlamento fosse levado por nós para baixo do guarda-chuva do Executivo”, disse Diego.
Votos da Chapa 01:
Adevair Cabral
Demilson Nogueiro
Didimo Vovô
Lilo Pinheiro
Pastor Jeferson
Sargento Joelson
Cezinha Nascimento
Kassio Coelho
Juca do Guaraná
Dr. Luiz Fernando
Marcrean Santos
Marcos Brito Jr
Mario Nadaf
Paulo Henrique
Renivaldo Nascimento
Wilson Kero Kero
Votos da Chapa 2
Diego Guimarães
Dilemario Alencar
Edna Sampaio
Sargento Vidal
Tenente-coronel Paccola
Michelly Alencar
Rodrigo Arruda
Chico 2000
Eduardo Magalhães
Votos da Chapa 2
Diego Guimarães
Dilemario Alencar
Edna Sampaio
Sargento Vidal
Tenente-coronel Paccola
Michelly Alencar
Rodrigo Arruda