Há menos de um mês da eleição da nova Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá, os vereadores eleitos e reeleitos já começaram as articulações para o comando do Legislativo para o próximo biênio.
O cargo mais visado da mesa é o de presidente. Cinco reeleitos já manifestaram a intenção de pleitear a vaga, sendo que quatro são da base de Emanuel Pinheiro (MDB), que também foi reeleito. São eles Adevair Cabral (PTB), Juca do Guaraná (MDB), Marcrean Santos (Progressista) e Renivaldo Nascimento (PSDB).
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Ao jornal Estadão Mato Grosso, Marcrean disse que os quatro têm experiência para comandar o Legislativo. Ele explica que todos estão buscando apoio e que o mais se despontar terá suporte dos demais.
“Estamos buscando entendimento com todos. Nós iremos tirar a presidência do arco de aliança entre os quatro vereadores, nossa intenção é compor com todos os vereadores eleitos independente de partido. Dos quatro, um vai se despontar. Isso é natural, cada um tem seu poder de articulação, seu poder de agregamento e o que despontar terá nosso apoio”, comentou.
Outro reeleito que também anunciou que vai buscar a presidência da Câmara é Diego Guimarães (Cidadania). Ele disse que sua intenção é garantir a independência do Legislativo do Executivo. Vereador de oposição, ele comentou que a renovação na Câmara e a votação de Abílio (Podemos) foi um recado dos eleitos aos parlamentares eleitos de que a Câmara precisa ser independente e mudar sua imagem para a população.
"Vou procurar cada um dos 24 vereadores para falar sobre essa necessidade de mudar como a Câmara é vista e a necessidade de ter um parlamento verdadeiramente independente. As urnas mostraram que aqueles que conduziram o parlamento nos últimos quatro anos, que fizeram o legislativo submisso foram reprovados. Nossa ideia é compor uma Mesa mais representativa possível com uma proposta de fortalecimento e resgate da imagem da Câmara Municipal", comentou através de nota.
Nos bastidores circula o boato de que a vereadora eleita Michelly Alencar (DEM) também poderia disputar a vaga de presidente, mas ao Estadão Mato Grosso ela comentou que está aberta à possibilidade de concorrer a um cargo na Mesa Diretora, menos a presidência.
Eleição - A eleição da Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá é realizada no dia 1° de janeiro, após a posse dos vereadores eleitos e reeleitos.