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Política Quarta-feira, 22 de Junho de 2022, 15:58 - A | A

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MAIS UM CAPÍTULO

Cuiabá realiza "conferência técnica" para debater VLT e BRT

Felipe Leonel

Repórter | Estadão Mato Grosso

O Município de Cuiabá vai debater as vantagens e desvantagens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e também do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT, sigla em inglês) no dia 7 de julho, na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). A informação foi revelada pelo prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro (MDB), durante live dessa terça-feira (21).

Emanuel também afirmou que a conferência terá participação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União Brasil), que vai defender o VLT. Emanuel também convidou o governador Mauro Mendes (UB) a participar do evento e defender o BRT e que o evento será respeitoso, sem vaias e indisciplinas.

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“Não vai ter indisciplina, vai ser coisa organizada, coisa de gente adulta, gente séria, gente que tem compromisso com Cuiabá. Não vamos aceitar palhaçada nem agressão contra ninguém, nem quem defende VLT, nem quem defende BRT. É respeitar a posição de cada um. Vai ser uma grande conferência técnica”, disse o gestor.

Emanuel afirmou que diversas entidades e empresas vão participar do debate, como a Associação Brasileira de Indústria Ferroviária (Abife), da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), assim como outras entidades que ainda não confirmaram presença. O evento ocorre um dia antes de uma visita de deputados federais à obra do VLT.

Caso o governador escolha não ir no debate, Emanuel pediu que o governador escale um de seus técnicos para defender o BRT. “Eu gostaria muito que ele [Mauro] fosse, mas se não puder ir, mande a imprensa, mande seus técnicos. Vamos dar o mesmo espaço que o VTL vai ter para ser defendido”, afirmou Emanuel.

Novela sem fim – A novela do VLT se estende desde 2014, quando o modal deveria ter sido entregue. O projeto já consumiu mais de R$ 1 bilhão dos cofres públicos, já foi alvo de operação e teve o contrato rescindido em 2017. Após estudo, o governo decidiu mudar o modal e em abril divulgou a empresa vencedora do certame que será responsável pela realização das obras do BRT, no valor de R$ 468 milhões.

No entanto, o Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu suspender todos os procedimentos administrativos relativos à troca do VLT pelo BRT.

O governador disse que já procurou o relator do processo no Tribunal, ministro Aroldo Cedraz, e relatou que pessoas estão morrendo na Avenida da FEB, em Várzea Grande, devido aos resquícios da obra do VLT, que estão no local e falou que vai chegar um momento em que terá que responsabilizar a Prefeitura de Cuiabá ou o ministro pelos acidentes que acontecem na via.

Inspeções – As comissões de Viação e Transportes e de Obras Paralisadas e Inacabadas da Câmara Federal realizarão no próximo mês visitas técnicas às obras do modal. O objetivo é contribuir para o fim do imbróglio instalado na região metropolitana.

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