O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou na tarde desta quinta-feira (2) que irá ampliar o toque de recolher e aplicar novas medidas para restringir a circulação de pessoas pela cidade de Cuiabá. As medidas constam no decreto nº 7975, publicado hoje.
A partir de sexta-feira (3), o toque de recolher passa a valer das 20h às 5h em toda a capital. Apenas os serviços essenciais poderão permanecer abertos além desse horário, como determina a ordem judicial. A medida vale até o dia 20 de julho.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Entre 6 e 20 de julho será aplicado o rodízio de veículos. Placas com número final par poderão circular na cidade somente às segundas, quartas e sextas. Já os veículos que possuem placas ímpares poderão circular só às terças e quinta-feira.
O município também recomenda rodízio para atendimento de pessoas em distribuidoras de bebidas, bancos, lotéricas e mercados. O controle de acesso deve ser feito com o número final do CPF do cliente, em revezamento. Por exemplo: atender na segunda os CPFs com final 0,1,2,3,4. No dia seguinte, serão atendidos CPFs com final 5,6,7,8,9.
O prefeito ainda determina que, durante a pandemia, estes estabelecimentos devem manter 100% dos caixas disponíveis para atender à população durante o horário comercial, das 6h às 20h.
TROCA DE UTIS - Além de anunciar as novas medidas, o prefeito rebateu uma nota emitida pela Sociedade Matogrossense de Pediatria (Somap), que aponta a suposta desabilitação de leitos de UTI infantil para transformá-las em unidades adultas.
Emanuel disse que nenhuma medida foi tomada ainda, mas confirmou que vai debater com o Ministério Público Estadual (MPMT), especialistas e a própria Somape sobre essa possibilidade.
“Das UTI’s construídas 15% são destinadas as crianças, mas a verdade é que graças a Deus há quase 90 dias de pandemia não tivemos uma criança internada nessas UTIs exclusivas. Agora, eu penso, se não estiverem sendo usadas, eu propus uma discussão e debate e, se não temos pacientes utilizando essas UTIs, poderiam ser usadas para salvar outras vidas. Mas é só uma preocupação e angústia, nenhuma decisão foi tomada ainda”, disse o prefeito.
O prefeito afirmou que na próxima segunda (6) irá anunciar o cronograma de abertura de 40 leitos de UTI e a distribuição do Kit Covid-19.