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Política Sábado, 16 de Dezembro de 2023, 07:07 - A | A

Sábado, 16 de Dezembro de 2023, 07h:07 - A | A

DESLIZAMENTOS DE TERRA

Construção de nova estrada para Chapada não pode ser mais adiada, alerta Nininho

Trajeto da MT-030 sai da Avenida dos Trabalhadores e deve encurtar a viagem em até 30 quilômetros

Fernanda Leite

Repórter | Estadão Mato Grosso

A construção da rodovia MT-030, que ligará Cuiabá a Chapada dos Guimarães, é uma ideia que se arrasta há mais de uma década sem sair do papel. Para o deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD), a implantação dessa rodovia não pode mais ser adiada e precisa ser colocada em prática urgentemente. O assunto voltou à tona devido aos recentes deslizamentos de terra na região conhecida como "Portão do Inferno", que levaram o Governo do Estado a decretar situação de emergência na região e proibir o trânsito de veículos pesados pela rodovia.

Conforme o deputado, a rodovia deverá sair da Avenida Dante Martins de Oliveira (popularmente conhecida como Av. dos Trabalhadores). Para ser efetivada, é preciso asfaltar a estrada que passa pela área rural da capital, passando pelas comunidades do Coxipó do Ouro e de São Jerônimo.

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"O traçado dela hoje e o projeto ideal é sair da subestação no bairro Pedregal, subindo a Avenida dos Trabalhadores, é uma reta só. Ela foi estadualizada paralela ao linhão da usina do Rio do Casca. Ela sai lá na subestação de Chapada. Lá, tem uma parte íngreme e uma serra, tem que fazer um estudo, mas para a engenharia nada é impossível. Só depende de vontade política. Se o governo não fizer o projeto, a Assembleia fará e irá atrás de recursos", disse.

Conforme Nininho, a nova estrada irá encurtar a distância entre Cuiabá e Chapada. Hoje são 65 km de viagem pela MT-251. Com a nova via, a distância será de aproximadamente 30 km. Com relação ao valor da obra, o parlamentar disse que somente após um projeto seria possível falar sobre isso.

"Pode ficar bastante mais caro, mas não podemos deixar de fazer, porque se faz obra em muitas regiões, inclusive investimentos iguais a esse ou superior, para atender 20, 30, 50 produtores. Porque é que não se faz uma obra para beneficiar mais de um milhão e meio de habitantes? Porque é que não se faz uma obra para trazer quem prefere morar em Chapada e trabalhar em Cuiabá, como muitos fazem hoje", argumentou.

RISCO NA ESTRADA

Estudo encomendado pela Sinfra-MT mostrou a existência de 10 pontos críticos nas encostas da MT-251, que liga Cuiabá e Chapada dos Guimarães. Destes, quatro são considerados de risco maior para integridade da rodovia.

A MT-251 é uma estrada-parque administrada pelo Governo de Mato Grosso. No entanto, todo o seu entorno faz parte do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, uma área federal, o que torna obrigatória a autorização do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) para realizar qualquer ação no local.

Na quarta-feira (13), a Sinfra-MT publicou uma portaria proibindo a circulação de veículos com mais de 3,5 toneladas de Peso Bruto Total na área do Portão do Inferno. A circulação de veículos pesados de até 29 toneladas é permitida apenas com emissão de Autorização Especial de Tráfego (AET) e apenas entre a Rotatória de Manso e o Terminal Turístico da Salgadeira, e entre Chapada dos Guimarães e a rotatória para Água Fria.

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