A Câmara Municipal realiza nesta sexta-feira (24) uma audiência pública requerida pelo vereador Diego Guimarães, para discutir a cobrança de coparticipação aos clientes usuários de terapias intensivas e home care no município de Cuiabá.
- FIQUE ATUALIZADO: entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Nas últimas semanas os planos de saúde têm enviado boletos de cobrança com valores exorbitantes a título de coparticipação aos clientes usuários e muitos deles possuem liminar judicial que impede tal cobrança.
O vereador Diego explica que em fevereiro de 2021 a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) ampliou o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde . Com isso, estão definidos os novos exames e tratamentos que passam a fazer parte da lista obrigatória dos planos de saúde.
“Os beneficiários de planos de saúde portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), por exemplo, passam a ter direito a número ilimitado de sessões com psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos para o tratamento de autismo, o que se soma à cobertura ilimitada que já era assegurada para as sessões com fisioterapeutas”, ressalta.
O parlamentar ainda afirma que pacientes portadores TEA ou doenças raras dependem de terapias para garantir o mínimo de qualidade de vida. Tais indivíduos, pelas peculiaridades que envolvem sua condição especial, já despendem muito dinheiro para a estabilização e evolução de seu tratamento, independente daqueles cobertos pelos planos de saúde.
A audiência será transmitida ao vivo a partir das 9h, no Facebook, YouTube e no site da Câmara Municipal.