A Câmara de Cuiabá vai abrir mais uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar os serviços prestados pela concessionária de água e esgoto, a Águas Cuiabá. O pedido foi apresentado pelo vereador Eduardo Magalhães (Republicanos) durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 9 de fevereiro. De acordo com o parlamentar, 13 colegas assinaram o documento, quatro a mais do que seria necessário para sua abertura.
No ano passado, foi aberta uma comissão para investigar a qualidade da água e as obras feitas pela concessionária, principalmente nos bairros onde foram realizados trabalhos de expansão das redes de esgoto. O requerimento dessa primeira CPI apontava que amostras coletadas entre 2018 e 2020 apontavam que a água não era adequada para o consumo humano.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Durante o período eleitoral, houve mudanças de membros da CPI, mas o relatório final ainda não foi apresentado.
Mesmo sem conclusão da primeira comissão, Magalhães pediu abertura de mais uma investigação para poder apurar novas reclamações feitas pela população sobre os serviços da Águas Cuiabá.
A CPI vai verificar a qualidade da água distribuída; obras de expansão da rede coletora de esgoto; serviços de recuperação do asfalto; cobrança de 90% de taxa de esgoto sobre o valor do consumo de água; cobrança da taxa de esgoto em residências que não estão conectadas às redes; e reajuste de 9,91% na tarifa a ser aplicada a partir deste mês e os critérios utilizados para o reajuste.
O requerimento será encaminhado para o presidente da Câmara, vereador Chico 2000 (PL), que deve publicar a instalação da CPI no diário oficial em até 48 horas.
Por ter apresentado o requerimento de abertura, o vereador Eduardo Magalhães deve presidir a comissão.
Outro lado
Em nota, a Águas Cuiabá disse que não irá se pronunciar neste momento, porque não foi oficialmente informada acerca dos procedimentos relacionados à CPI.
Atualizado às 16h57