Pesquisa divulgada nesta terça-feira, 6 de janeiro, pelo Instituto Percent aponta o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União), como favorito na disputa eleitoral em Cuiabá. Porém, o chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União), demonstrou grande evolução na sondagem eleitoral com o apoio do governador Mauro Mendes (União), que foi destacado como um dos melhores ‘cabos eleitorais’ na disputa em Cuiabá.
A exemplo do que foi registrado no ano passado, Botelho segue na liderança da corrida eleitoral em todos os cenários pesquisados. Porém, em alguns deles a liderança se dá apenas em empate técnico com o deputado federal Abílio Brunini (PL).
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
No primeiro cenário analisado pelo Percent, Botelho aparece com 23,7% das intenções de voto, em situação de empate técnico com Abílio, que somou 20% das intenções de voto. Lúdio Cabral (PT) aparece em terceiro lugar, com 14% das intenções, enquanto Fábio Garcia somou 10,8%. Já o vice-prefeito José Roberto Stopa (PV) tem a preferência de 4,5% dos entrevistados e o Pastor Marcos Ritella (PTB) amarga a última colocação, com 2%.
No segundo cenário, sem a participação de Stopa, Botelho amplia sua vantagem e marca 25,2% das intenções de voto, ainda em situação de empate técnico com Abílio, que mantém seus 20%. Lúdio cresce para 15% das intenções e Garcia alcança 12% neste cenário. Ritella permanece em último lugar, com 2,3%.
Já no terceiro cenário, Stopa substitui Lúdio como o candidato da federação dos partidos de esquerda. Neste caso, Botelho deixa a situação de empate técnico e passa a liderar a corrida eleitoral, com 26% das intenções de voto. Abílio mantém seus 20%, enquanto Fábio Garcia sobe para 12,6% da preferência. Stopa não consegue pontuar tanto quanto Lúdio e fica em quarto lugar, com 6%. Ritella permanece em último, com 2,6% da preferência do eleitorado.
REJEIÇÃO
Abílio Brunini lidera quando o quesito é a rejeição do eleitorado. Segundo a pesquisa Percent, 24,8% dos entrevistados não votariam em Abílio de jeito nenhum. O segundo colocado é o petista Lúdio Cabral, com 9,9% de rejeição.
Botelho fica em terceiro lugar neste quesito, com 6,6% de rejeição, e é seguido de perto por Stopa, que tem 5,5%. A pesquisa aponta ainda que 4,3% dos entrevistados não votariam no Pastor Ritella de jeito nenhum. O candidato menos rejeitado é Fábio Garcia, com apenas 1,5%.
METODOLOGIA
A pesquisa foi realizada entre os dias 01 e 04 de fevereiro de 2024. Foram ouvidas 1.200 pessoas de forma presencial, tanto na zona rural quanto na área urbana de Cuiabá. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,83 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob nº MT-06359/2024.