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Política Segunda-feira, 16 de Agosto de 2021, 06:30 - A | A

Segunda-feira, 16 de Agosto de 2021, 06h:30 - A | A

INFRAESTRUTURA

"Assembleia foi essencial para viabilizar a ferrovia estadual", destaca Russi

Jefferson Oliveira

Repórter | Estadão Mato Grosso

O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB), afirmou que a Casa de Leis teve papel de destaque na criação das condições legais necessárias para a criação da primeira ferrovia estadual do Brasil, a Ferronorte, que sairá de Rondonópolis até Lucas do Rio Verde, passando por Cuiabá.

Em entrevista ao Estado Mato Grosso, Russi lembrou que os deputados estaduais aprovaram a Proposta de Emenda à Constituição 16/2020 em novembro de 2020, que criou a possibilidade de que o governo pudesse construir e explorar de forma direta a malha ferroviária no estado. A PEC, aliás, nasceu na própria Casa de Leis, após articulação junto à bancada estadual.

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“A Assembleia aprovou a PEC que deu condição ao governo do Estado de lançar o edital para que a ferrovia chegue a Cuiabá e a Lucas do Rio Verde. Então, foi uma contribuição gigantesca. Inclusive, houve um ruído de mudança no governo federal, de mudar essa possibilidade. Eu não acredito nisso, mas se acontecesse algo nesse sentido, nós já preparamos a nossa Procuradoria para entrar com ação”, disse.

A ideia de acionar a Procuradoria da Casa, de acordo com Max, é para garantir que o governo federal não venha inviabilizar a construção de qualquer das ferrovias em Mato Grosso, como chegou a ser cogitado nos últimos dias. Informações de bastidores apontaram que estava em gestação no Ministério da Infraestrutura uma Medida Provisória que tiraria esse poder dos estados, mas nada se concretizou até agora.

Russi destacou que é extremamente urgente e necessário a construção de ferrovias em Mato Grosso. Por isso, garantiu que a Assembleia não poupará esforços para garantir que a ferrovia estadual se concretize, além de trabalhar para que novos projetos saiam do papel.

“Somos um estado que produz muito, mas somos um estado continental, gigantesco, que precisa melhorar cada vez mais a sua infraestrutura e dar condições para os nossos produtos chegarem aos portos com um custo mais barato. Isso, sem sombra de dúvidas, é mais recurso que vem para Mato Grosso, mais recursos que sobram no nosso estado e, dessa forma, a gente consegue melhorar a qualidade e condição de vida do nosso povo”, acrescentou.

Até o momento, a Rumo é a única empresa interessada na construção da ferrovia entre Rondonópolis e Lucas do Rio Verde. A empresa já é responsável pela concessão da ferrovia que liga Rondonópolis ao Porto de Santos e foi quem deu a partida no chamamento público da ferrovia estadual. A previsão é que o projeto resulte em investimentos na ordem de R$ 12 bilhões.

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