Com poucas vagas nas creches públicas de Cuiabá, o prefeito Abilio Brunini (PL) anunciou que vai buscar parceria com instituições particulares para atender às crianças que precisam do ensino público. Em conversa com jornalistas nesta terça-feira, 21 de janeiro, Abílio revelou que a ideia é abater o valor das vagas nos impostos municipais.
Apesar de já ter uma ideia de o que fazer, Abilio disse que o projeto vai demorar um pouco, pois o Município está em estado de calamidade financeira.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Outra questão que a gente pode fazer também para ampliar é verificar uma possibilidade entre a iniciativa privada, por exemplo, de ela ceder vagas pra a gente para abater nos impostos que as próprias redes privadas elas fazem”, disse.
Conforme o prefeito, as creches particulares pagam cerca de R$ 60 mil em impostos por mês. Ele avalia que a Prefeitura pode oferecer 50% de desconto às empresas do setor para que elas acolham as crianças que ficaram sem vagas no ensino público.
“Assim, a gente vai ter a maioria das iniciativas privadas, que pagam imposto de prestação de serviço, [...] ofertando vagas para a iniciativa do poder público, através do abatimento de imposto”, explicou.
A Prefeitura de Cuiabá disponibilizou 4.674 vagas em creche para o ano letivo de 2025, distribuídos entre os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), Centros Educacionais Infantis Cuiabano (CEIC) e Centro Emergencial de Educação Infantil – Portal da Fé. As vagas atendem bebês e crianças de 0 a 3 anos e 11 meses.