A primeira pesquisa Ibope com a intenção de votos para prefeito em Cuiabá foi divulgada no início da noite de sexta-feira (16) e traz o candidato Abílio Junior (Podemos) como o primeiro colocado, com 26% de votos.
Na segunda colocação, aparece o candidato à reeleição Emanuel Pinheiro (MDB) com 20% das intenções de votos. Já o candidato Roberto França (Patriotas) tem 19% das intenções. Gisela Simona (Pros) aparece com 11%. Julier Sebastião (PT) 3%. Aécio Rodrigues (PSL) e Paulo Henrique Grando somaram 2% das intenções de votos, cada.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
O candidato do Psol, Gilberto Lopes, não pontuou na pesquisa que ouviu 602 pessoas entre os dias 14 e 16 de outubro.
Os entrevistados que responderam que votariam brancos e nulos representam 11% na pesquisa. Outros 7% dos entrevistados não sabem ou não quiseram responder a pesquisa, que foi encomendada pela TV Centro América. A pesquisa foi realizada na modalidade estimulada, quando o entrevistador apresenta a lista de opções ao eleitor.
O candidato recebeu a notícia da pesquisa durante um adesivaço que realizava na feira do CPA, o maior reduto eleitoral da capital. Ele afirmou que está trabalhando e que o resultado da pesquisa é a construção e reconhecimento do trabalho que desenvolveu como vereador na Câmara Municipal.
“Eu tenho só que agradecer em primeiro lugar a Deus por ter chegado até aqui, e em segundo lugar a população que depositou esse voto de confiança na gente, nessa pesquisa que foi feita pelo Ibope, pelo Vetor e também a pesquisa feita pelo Gazeta Dados. São três pesquisas confirmando que a população tem aprovado o nosso trabalho e que o senhor Deus tem nos abençoado nesta batalha”, disse o candidato.
REJEIÇÃO
O Ibope também levantou a rejeição dos candidatos junto à população. O atual prefeito Emanuel Pinheiro aparece com um índice de rejeição de 55%, seguido de Roberto França com 30% e Julier Sebastião é rejeitado por 21% dos eleitores.
Abílio tem um índice de rejeição de 19%, Aécio Rodrigues, 14%, Gilberto Lopes 12%, Gisela Simona 10%, assim como Paulo Henrique Grando.
A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) sob o número MT 02443/2020.