O prefeito eleito Abilio Brunini (PL) defendeu que a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cuiabá seja composta apenas por mulheres. Ele visitou a Casa na manhã desta terça-feiral, 5 de novembro, e defendeu o nome da vereadora eleita Paula Kalill (PL) para a presidência.
“Também está tendo uma sugestão da possibilidade de uma chapa composta, acho que com todas sendo mulheres. O PSB deu uma sugestão da Katiuscia para compor a primeira-secretaria. Há uma sugestão do União Brasil para a participação da Michelly. Do Republicanos, a participação da Maysa e assim sucessivamente. Ainda tem a Maria Avallone a Baixinha, Dr. Mara”, falou o prefeito eleito.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Atualmente, a Mesa Diretora é composta por cinco cargos. Para acomodar todas as mulheres eleitas, Abilio sugere que a quantidade de membros seja ampliada para sete, ficando uma de fora, que seria Samantha Iris (PL), esposa de Brunini.
“Eu até faço uma sugestão de o Chico 2000 acatar, que amplia a mesa de cinco para sete nomes e compõe todas a mulheres para que possam estar participando deste processo. Com exceção da Samantha, por ser primeira-dama, acho que não é conveniente. Mas os demais acho que há possiblidade”, disse.
Para Brunini, essa é uma oportunidade de ter mulheres à frente da Câmara, ressaltando que a proposta ainda precisa ser apoiada pelos demais vereadores.
O pleito deste ano elegeu o maior número de mulheres da história de Cuiabá: dos 27 vereadores eleitos, oito são mulheres, com destaque para Samantha e Maysa Leão, as duas mais votadas entre todos os candidatos ao cargo. Entre os 10 candidatos mais votados, cinco são mulheres.
Nesta segunda-feira (04), a vereadora Maysa Leão (Republicanos) anunciou que teria 14 votos para sua candidatura.