Marketing de Influência emergiu como uma estratégia poderosa, permitindo que empresas se conectem de maneira autêntica com seus públicos por meio de parcerias com influenciadores digitais. Esses influenciadores, com significativo alcance e engajamento nas mídias sociais, promovem produtos ou serviços, ampliando a visibilidade da marca e fortalecendo sua reputação.
Estudos recentes demonstram a eficácia dessa abordagem. De acordo com uma pesquisa da Rock Content, 86% dos profissionais de marketing pretendem manter ou aumentar seus investimentos em marketing de influência nos próximos anos, reconhecendo seu impacto positivo nas vendas e na construção da marca.
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No Brasil, campanhas de marketing de influência têm alcançado resultados expressivos. Um exemplo notável é o retorno de Neymar ao Santos Futebol Clube, que gerou mais de um bilhão de visualizações combinadas no Instagram e TikTok em poucos dias. Essa exposição massiva não apenas elevou o perfil do clube, como beneficiou marcas associadas, demonstrando o potencial do marketing de influência para ampliar o alcance e engajamento.
A Youpix, consultoria especializada em creator economy, em parceria com a Nielsen, empresa especializada em medição de dados e análise de audiência, realizou uma pesquisa (2025) sobre o impacto da influência digital no consumo. O relatório identificou que 80% dos consumidores já compraram algum produto recomendado por eles. Movidos pela identificação e autenticidade, os seguidores confiam no conteúdo e recomendações passadas.
No entanto, o sucesso das campanhas de marketing de influência exige alguns cuidados, tais como: selecionar influenciadores que compartilhem dos mesmos valores e estilo da marca; autenticidade na produção do conteúdo; conexão genuína com seguidores; além disso, é importante considerar um histórico de campanhas anteriores que contenham informações sobre a capacidade de entrega do influenciador.
Recentemente, uma polêmica envolvendo a "planilha dos influencers” nos mostrou o quanto essa área precisa se profissionalizar. Comentários anônimos de agências sobre influenciadores revelaram desafios que envolviam atrasos e falta de comprometimento, o que expõe a necessidade de critérios rigorosos na escolha de parceiros e de expectativas claras em relação às entregas e comportamentos profissionais.
Vou contratar, e agora como mensurar a eficácia do trabalho de um influencer? Por meio do retorno sobre o investimento (ROI) que considera métricas como engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos), alcance (número de pessoas impactadas), conversões (cliques, compras ou novos seguidores) e crescimento da marca (aumento de reconhecimento, seguidores e menções nas mídias sociais). Esses indicadores fornecem uma visão abrangente do impacto da campanha e auxiliam na tomada de decisões futuras.
A partir da minha experiência, o marketing de influência pode ser altamente eficaz para alcançar públicos específicos, construir confiança e impulsionar resultados comerciais. Um dos meus clientes (Hobby Bikers) contratou dois influencers que são super alinhados com a marca, ambos são campeões de competição de bike (nacional e estadual) e estão gerando bom engajamento para a empresa nas redes sociais e conversões em vendas.
Esse êxito se dá porque mais de 90% dos consumidores realmente se sentem seguros ao usar marcas que influencers recomendam (conforme pesquisa da Youpix). Os influencers ainda conseguem maximizar o canal de comunicação sem saturá-lo de publicidade. Mas, atenção, essa estratégia necessita de organização, planejamento e acompanhamento, ou seja, a profissionalização é a chave do sucesso de qualquer proposta de marketing!
*Dayane Nascimento é consultora marketing com formação na UFMT, especialista em planejamento estratégico e economia comportamento pela ESPM/SP e empresária.