O Natal é uma das celebrações mais importantes do calendário litúrgico. Neste tempo de graça e esperança, comemoramos o nascimento de Jesus Cristo, o Filho de Deus, o Salvador da humanidade. Natal também é período de perdão, de união entre as famílias e de exercitar a caridade.
A luz de Cristo resplandece na escuridão do mundo, renovando em nossos corações vida e alegrias, que somente o Príncipe da Paz pode nos conceder. Por isso, neste Natal, você é convidado a amar e também perdoar, quem de alguma forma, lhe feriu, pois Natal é tempo de reconciliação e fraternidade.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Viver o Natal em família, com amigos e colegas, é oportunidade de fortalecer a amizade e até mesmo refazer o entendimento e trazendo de volta a união que faltava. A Festa do Natal inspira harmonia na família, simplicidade entre nós e solidariedade com os mais pobres, doentes ou privados de sua liberdade.
Este período do ano mexe com muitas famílias e nos desafia a se fazer próximo das pessoas. Visitando os doentes, alimentando os pobres, rezando e se confraternizando com as famílias.
Natal não é apenas magia de Papai Noel, troca de presentes e comilança, mas, especial ocasião de união e de memória do mistério da Encarnação, quando Deus se fez Menino e veio habitar entre nós.
No Menino, o Emanuel, contemplamos a face amorosa de Deus, que se fez pequeno, frágil e pobre para nos salvar. Que o nascimento de Jesus renove em nós a esperança e encha nossos corações de amor ao próximo. Impulsionando-nos a ajudar os que mais necessitam. O verdadeiro sentido do Natal se manifesta quando celebramos a vida em comunidade, buscando a santidade, sendo justo e solidários.
Celebremos juntos um Santo Natal, na Graça e Paz do Menino Jesus. Que Ele, em Sua infinita bondade, abençoe você e sua família em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Feliz e Santo Natal!
DOM MÁRIO ANTONIO é arcebispo da Arquidiocese de Cuiabá