Conhecido como "rei do fígado", o fisiculturista americano Brian Johnson foi "desmascarado". Ele, que ficou famoso compartilhando nas redes sociais uma dieta que dizia ser a base de cérebros de boi, testículos de touro e fígados de animais crus, admitiu tomar esteroides anabolizantes em um vídeo de desculpas, segundo o site do jornal Washington Post.
"Eu menti e enganei muitas pessoas”, disse Johnson no vídeo publicado em 1º de dezembro. "Sim, eu usei esteroides e, sim, estou usando esteroides."
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
O fisiculturista alegava manter uma "dieta ancestral" totalmente natural, mas admitiu o uso de anabolizantes depois que outro influenciador fitness o desmentiu no YouTube.
No vídeo, o influenciador expôs o que ele disse ser e-mails privados nos quais Johnson falava sobre gastar US$ 11 mil com esteroides anabolizantes por mês.
Johnson, que tem 44 anos, também é dono de empresas de suplementos que vendem cápsulas de fígado bovino concentrado, órgãos e ossos. Ele já afirmou que seus negócios já renderam mais de US$ 100 milhões por ano.
O uso indiscriminado dos anabolizantes preocupa as autoridades médicas, que passaram a considerá-lo um problema social e de saúde pública (leia mais aqui).
Os esteroides anabolizantes são variações sintéticas da testosterona feitas em laboratório. Seu uso também tem sido associado à diminuição do desejo sexual diminuído masculino, ereções fracas e contagens de espermatozoides baixas, além de crescimento dos seios e perda de cabelo.