O Partido Liberal (PL), do deputado federal Abílio Brunini, ingressou na Justiça Eleitoral nesta quinta-feira, 2 de maio, para pedir os dados da última pesquisa eleitoral do Instituto Percent sobre a disputa pela Prefeitura de Cuiabá. Abílio é pré-candidato a prefeito e apareceu como o mais rejeitado na pesquisa, divulgada na terça-feira, 30 de abril.
Além disso, o levantamento apontou o pré-candidato Eduardo Botelho (União) como o favorito na disputa pela terceira vez consecutiva.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
O partido de Abílio pediu acesso aos dados e controle interno para verificar todas os questionários aplicados. Pediu ainda que seja compartilhado o relatório entregue ao solicitante da pesquisa e o modelo do questionário utilizado. Por fim, pediu que seja permitido o acesso de um representante do partido às dependências da empresa que realizou a pesquisa, para fazer um 'exame aleatório' das planilhas e materiais utilizados.
A PESQUISA
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho (União), lidera a corrida pela Prefeitura de Cuiabá com 34,8% das intenções de votos na pesquisa estimulada. Os dados são da pesquisa Percent divulgada nesta terça-feira, 30, pelo Portal O Documento e TV Cuiabá.
Em segundo lugar aparece o deputado federal Abilio Brunini (PL) com 22,8%, ou seja, com uma diferença de 11,7% do primeiro colocado. O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) aparece em terceiro com 11,7%, seguido de Juca do Guaraná (MDB) que tem 5,2%. O vice-prefeito José Roberto Stopa (PV) tem 4,1% das intenções de voto. E por último aparece Reginaldo Teixeira, do Novo, com 1,3%. Nulos e brancos somam 5,2% e os indecisos ainda representam 13,8% da população cuiabana. Outros 1,3% dos entrevistados não souberam responder.
Conforme levantamento, 18,6% dos entrevistados não votam no Abilio de jeito nenhum. O deputado estadual Juca do Guaraná (MDB) é o segundo mais rejeitado por 13,3% dos entrevistados, seguido do petista Lúdio Cabral, que aparece com 9,1%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 24 a 26 de abril de 2024 e ouviu 1.200 pessoas no perímetro urbano e rural de Cuiabá. A margem de erro é de 2,83% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,0%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número MT-02633/2024.