Um homem, de identidade não revelada, procurou um hospital após sentir dores no peito e dificuldade de respirar por dois dias.Durante a cirurgia, os medicos encontraram um pedaço de cimento com mais de 10 centímetros de comprimento que perfurou seu coração e pulmão. O fato inusitado ocorreu no último sábado (2) e foi publicado no The New England Journal of Medicine, jornal científico da área da medicina de Massachusetts Medical Society.
- FIQUE ATUALIZADO: Receba nosso conteúdo e esteja sempre informado. Em nosso grupo do Whats (clique aqui) ou para entrar em nosso canal do Telegram (clique aqui).
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Além disso, o cimento se tornou uma embolia, onde um corpo estranho obstrui a passagem de sangue nos vasos sanguíneos.
No texto, os médicos explicaram o ocorrido. “Uma semana antes da entrada no hospital, o homem havia se submetido a uma cifoplastia L5 (método de reposicionamento de ossos após uma fratura ou uma lesão crônica, como a osteoporose) em que foi usado cimento médico ósseo”, introduziram. “O cimento pode vazar para o sistema venoso, endurecer e embolizar”, contam. Foi o que ocorreu com o homem.
Após a retirada do pedaço de cimento que perfurava o átrio cardíaco direito e atravessava o pericárdio, além de perfurar o pulmão direito, o coração do homem foi reparado. Ele não apresentou complicações pós-operatórias e “um mês após o procedimento, estava quase recuperado”.