Já virtualmente rebaixado, o Cuiabá entra em campo neste sábado, 23 de novembro, para enfrentar o Juventude no estádio Alfredo Jaconi, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe auriverde chega ao confronto com mais desfalques importantes, após a diretoria decidir liberar antecipadamente os meias Lucas Fernandes e Gustavo Sauer, cujos contratos encerrariam ao final da temporada.
Segundo o Globo Esporte, o Cuiabá confirmou a saída de Lucas Fernandes e Gustavo Sauer, ambos cedidos por empréstimo. Lucas, que veio do Portimonense (Portugal) no início do ano, participou de 37 jogos, marcou três gols e deu seis assistências, além de ser peça-chave na conquista do título invicto do Campeonato Mato-grossense 2024. Seu último jogo foi no empate sem gols contra o Botafogo, no dia 9 de novembro.
Já Gustavo Sauer foi contratado na segunda janela de transferências, por empréstimo do Botafogo, e deixa o clube com um desempenho discreto. Em 11 jogos, não balançou as redes e deu adeus no revés para o Flamengo na última quarta-feira, 20, quando entrou no segundo tempo.
Ambos jogadores tinham contrato até o final do Brasileirão, mas foram liberados após o agravamento da situação do time na tabela.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
O Juventude, por outro lado, ainda tem alguma esperança no Brasileirão. Por isso, o clube busca recuperação após o empate em 2 a 2 com o Grêmio e segue focado em assegurar uma posição confortável na reta final da competição. Para o duelo contra o Cuiabá, o técnico Fábio Matias terá o retorno de Alan Ruschel, que cumpriu suspensão.
Por outro lado, o lateral-direito João Lucas está fora devido ao acúmulo de cartões amarelos. Ewerthon, que teve bom desempenho improvisado na lateral-esquerda contra o Grêmio, é o favorito para assumir a vaga. Já no setor defensivo, a dupla Lucas Freitas e Zé Marcos deve ser mantida, com Rodrigo Sam ainda como dúvida.
CENÁRIO DESESPERADOR
Com apenas 29 pontos, o Cuiabá está na penúltima posição e a oito pontos do Fluminense, primeiro fora do Z-4. A derrota para o Flamengo aumentou ainda mais as chances de rebaixamento do Dourado, que agora estão em 99,83%, segundo o Departamento de Matemática da UFMG.
Além do desafio dentro de campo, a saída de peças importantes e a crise ofensiva (com o time acumulando cinco jogos sem marcar) complicam ainda mais a situação do técnico Bernardo Franco, que tenta buscar motivação para o elenco em meio ao cenário adverso. Porém, já sabe que o clube entra em campo apenas para ‘bater cartão’, com pouquíssimas chances de conseguir reverter sua queda na reta final do Brasileirão.