O Partido dos Trabalhadores orientou seus eleitores em Cuiabá a votar contra Abílio (Podemos) no segundo turno das eleições, que ocorrerá no dia 29 de novembro. A resolução foi tomada após reunião do diretório municipal da sigla, que ocorreu nesta quarta-feira (18).
O documento divulgado pelo partido faz críticas a ambos os candidatos, mas acaba ‘pesando mais’ para o lado de Abílio. O PT chega a acusar Abílio de usar a verba de gabinete, do mandato de vereador, para fazer campanha, entre outras coisas.
“A forma desrespeitosa e destemperada como o vereador exerceu seu mandato, usando dos recursos públicos, da verba de gabinete para disputar as eleições, as denúncias de familiares fantasmas na Assembleia Legislativa são provas da hipocrisia do discurso de combate à corrupção que utiliza para justificar sua violência contra as instituições, contra as mulheres e contra os servidores públicos”, diz trecho do documento.
Na avaliação dos dirigentes do PT, Abílio representa a ‘extrema direita’ em Cuiabá e não teria capacidade de governar a cidade.
O documento também traz criticas a Emanuel Pinheiro (MDB), rival de Abílio neste segundo turno. Segundo o PT, a gestão de Emanuel “representa o fisiologismo, o clientelismo e o uso dos recursos públicos atendendo interesses privados”. Os dirigentes do PT também lembram que o partido de Emanuel é parte da base de sustentação do governo Bolsonaro no Congresso.
Ao criticar os dois, os membros do PT concluem que nenhum dos candidatos tem o aval do partido. “Diante desse cenário criado no segundo turno, O PT orienta o voto CONTRA a candidatura de Abílio”.
O partido termina o documento dizendo que, independente do resultado, será oposição na Câmara Municipal, onde conta com a vereadora eleita Edna Sampaio, oitava candidata mais votada para o Legislativo.
“Independente do resultado do segundo turno, ao PT caberá a oposição qualificada, fiscalizará com firmeza o uso dos recursos públicos e, representará com altivez os interesses da classe trabalhadora de Cuiabá, na Câmara Municipal”, conclui o documento.
O PT disputou as eleições municipais com uma chapa pura, encabeçada pelo ex-juiz Julier Sebastião, tendo Vera Bertoline como vice. A chapa do partido ficou em quinto lugar, com 8.409 votos, o que representa 3,13% do total de votos válidos.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)