A participação feminina cresceu na Câmara Municipal de Cuiabá após a eleição deste ano. Das 25 vagas para o cargo de vereador, duas serão ocupadas por mulheres. A última vez que houve uma mulher no Parlamento cuiabano foi durante o mandato de Lueci Ramos Lorenço (2009-2013). Após sete anos sem mulheres na Câmara, a professora Edna Sampaio (PT) e a jornalista Michelly Alencar (DEM) devem ‘mudar o jogo’.
Professora e servidora pública estadual, Edna Sampaio foi a 8ª candidata mais votada nas eleições deste ano. Ela, que nas eleições estaduais ficou como suplente de deputado, comemora a conquista de ser uma das mulheres eleitas para a Câmara Municipal de Cuiabá.
“Fiquei muito feliz por poder ter duas mulheres na Câmara Municipal. A representatividade das mulheres nesses espaços ultrapassa ideologias partidárias. Acho que enquanto ideologia e partido podemos ser diferentes, mas eu tenho certeza que nas questões de direitos e vida das mulheres nós seremos aliadas na Câmara Municipal. É isso que eu espero”, aponta Edna.
Michelly Alencar estreou na política como a 9º vereadora mais votada de Cuiabá. Natural de Campo Grande, Michelly comemora a vitória e defende o mesmo discurso de união em prol das mulheres, feito por Edna.
“Essa foi uma superconquista. Conseguir esse resultado é algo relevante, uma vez que a disputa para cargos de vereador é muito difícil. Essa foi minha primeira disputa, que vem com uma vitória: seremos duas mulheres na Câmara. Todas sabemos que, por mais que o homem tente, tem coisas que só a mulher entende. Apesar de termos ideologias diferentes, nós temos o mesmo alvo [mulheres]”, explica Michelly.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)