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Economia Sábado, 04 de Setembro de 2021, 09:00 - A | A

Sábado, 04 de Setembro de 2021, 09h:00 - A | A

FERROVIA ESTADUAL

Primeiro terminal da Ferronorte deve começar a funcionar em menos de 2 anos

Proposta da Rumo prevê construção ‘faseada’, gerando resultados econômicos e sociais antes da conclusão de todo trajeto da ferrovia

Priscilla Silva

Repórter | Estadão Mato Grosso

Os primeiros benefícios sociais e econômicos da ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte) devem ser sentidos em até dois anos. Esse foi um dos compromissos apresentados pela empresa Rumo Logística, única interessada em apresentar proposta na Chamada Pública para implantar a primeira ferrovia estadual de Mato Grosso. A abertura da proposta foi feita na manhã de sexta-feira (3). Nos próximos 15 dias, a comissão responsável pelo certame divulgará o resultado da análise da documentação.

No projeto está prevista a implantação de 730 quilômetros de trilhos, cujo traçado trará impacto direto em 27 municípios. A obra interligará Rondonópolis a Cuiabá, seguindo para Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, cidades que passarão a fazer parte de um grande corredor logístico conectado à malha ferroviária nacional. 

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No evento de abertura da proposta, Guilherme Penin, diretor da Rumo Logística explicou resumidamente o método escolhido para a obra, com objetivo de gerar resultados em menos de 2 anos. “Será uma construção faseada. Ou seja, na medida que vai avançando, iremos instalar os terminais de cargas. Consideramos que essa é a grande força do projeto, que permite iniciar as operações entre um ano e meio a dois anos”.

Nesse modo de “tocar a obra”, a Rumo beneficia as cidades escolhidas para instalação de terminais de carga. “Depois de construir uns 150 km, colocaremos o primeiro terminal para captar cargas e gerar desenvolvimento para a região próxima do trecho, o mesmo ocorrerá com os demais. Assim, os efeitos econômicos serão sentidos a um curto prazo”, pondera.

A estimativa é que o trajeto de 730 km inclua a construção de até cinco terminais de carga. No entanto, ainda não foram definidos os locais de todos os terminais, já que há vários critérios técnicos a serem analisados. Um dos pontos de atenção está na escolha dos terrenos. A área de instalação da linha férrea precisa dar condições de construção de rampas e curvas planas para poder locomover um trem que chega a ter 2 km de comprimento.

“A escolha também depende da malha viária estadual. Não adianta colocar um terminal onde ele não será bem alimentado por rodovias”, ressalta.

O investimento previsto para a implantação da ferrovia estadual é de R$ 12 bilhões. Entretanto, o relatório executivo da obra indica para um valor mais alto. Conforme o diretor da Rumo, a variação cambial e a alta nos preços dos materiais de construção civil podem fazer a obra ficar bem mais cara do que o previsto inicialmente.

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