Dollar R$ 5,56 Euro R$ 6,17
Dollar R$ 5,56 Euro R$ 6,17

Economia Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2023, 07:13 - A | A

Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2023, 07h:13 - A | A

COMÉRCIO AQUECIDO

Mato-grossense não terão dó de gastar com presentes no Natal deste ano

Pesquisas apontam que consumidores estão ávidos para presentear

Gabriel Soares

Editor-Chefe | Estadão Mato Grosso

Fim de ano é uma das melhores oportunidades para os empreendedores. Há muitos motivos para presentear familiares, amigos, parentes e colegas de trabalho, além da demanda por alimentos e bebidas para as confraternizações de fim de ano, seja na empresa ou entre os amigos e família. Essa movimentação deve injetar algo entre R$ 1 bilhão e R$ 2,05 bilhões na economia mato-grossense, segundo as principais projeções realizadas até agora.

Pesquisa realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT) aponta que as compras de fim de ano devem movimentar R$ 1 bilhão em Mato Grosso, sendo que 15% dessas compras devem ser realizadas em pequenas empresas.

- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)

Já uma outra estimativa, feita pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da Câmara de Dirigentes e Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), aponta que as datas comemorativas podem injetar até R$ 2,05 bilhões na economia.

“O Natal e o Ano Novo representam não apenas uma época de celebração, mas também desempenham um papel crucial no cenário comercial, particularmente para os pequenos negócios locais. Essas festividades são marcadas por um aumento significativo das atividades de consumo, gerando oportunidades únicas para os empreendimentos de pequeno porte”, observa Jaqueline Trentino, gestora de Pesquisas Temáticas do Núcleo de Inteligência de Mercado do Sebrae/MT e responsável pela pesquisa.

O termômetro de compras para as festas de fim de ano de 2023 está alto em ambas as pesquisas. Tanto o estudo do Sebrae quanto o da CDL apontam que oito em cada dez mato-grossenses devem ir às compras em busca de presentes.

“Além do impacto direto nas vendas, o espírito festivo das épocas natalina e de ano Novo promovem um senso de comunidade. Eventos locais, feiras e celebrações ajudam a criar uma atmosfera vibrante que atrai consumidores as áreas comerciais, beneficiando não apenas os varejistas, mas também restaurantes, cafés e outros serviços locais”, pontua Jaqueline.

Para o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja, o Natal deste ano para o comércio deve ser muito diferente do ano passado, que acabou sendo frustrado pela proximidade com as eleições e a Copa do Mundo. Segundo ele, esse deve ser o melhor Natal dos últimos cinco anos.

“O movimento no comércio foi muito afetado com esses dois eventos, porém, agora em 2023 o foco está sendo total no período natalino e com isso poderemos ter o melhor natal dos últimos cinco anos, tanto para o comércio, quanto para o turismo e entretenimento”, afirmou.

 “Tivemos incremento nas vendas em todas as datas comemorativas de 2023 e com o Natal não será diferente, ainda mais com os dados apresentados pela pesquisa, a expectativa torna-se ainda maior. Além disso, campanhas como o Natal Premiado CDL estimulam, e muito, as compras no comércio local, já que quase 70% dos consumidores do Estado gostam de participar de campanhas como essa para concorrerem a prêmios”, emendou.

MAIS DESEJADOS

As duas pesquisas ouviram os consumidores quanto aos produtos mais desejados para este final de ano. A metodologia e os resultados são diferentes, por isso não é possível fazer comparações entre elas. No entanto, ambas parecem concordar que roupas e acessórios lideram a preferência na hora de presentear. Produtos de beleza e brinquedos também estão no ‘top 3’, em ambas as pesquisas.

Segundo a sondagem do Sebrae, a preferência está nesta ordem: roupas e acessórios (65%), perfumes (36%) e brinquedos (34%). O gasto médio com os presentes deve ficar na faixa de 480 reais, com expectativa de gerar um faturamento de R$ 1 bilhão para o comércio. Os dados também apontam que 73% dos entrevistados pretendem comemorar o Natal e Ano Novo com familiares e amigos, enquanto 12% disseram que irão viajar.

Já a pesquisa realizada pela CDL aponta que 79,6% dos consumidores pretendem presentear neste fim de ano e os itens preferidos são: roupas e calçados (47,8%), brinquedos/pelúcia (16,1%), produtos de beleza (15,7%), celulares/smartphone (4,9%), artigos esportivos (3,5%), eletrodomésticos (3,4%), móveis em geral (2,5%), acessórios (2,1%), itens para decoração de casa (1,2%), viagens (0,5%), itens para decoração (0,5%), livros (0,4%) e outros (1,4%). A CDL indica que o gasto médio com presentes deve ficar na faixa de R$ 1,25 mil, gerando um faturamento de R$ 2,05 bilhões para o comércio.

search