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Economia Terça-feira, 24 de Março de 2020, 23:00 - A | A

Terça-feira, 24 de Março de 2020, 23h:00 - A | A

SUPERAÇÃO

Empresas conseguem se reinventar em meio a crise

Sebrae orienta pequenos e médios empresários a trabalhar em rede para criar soluções aos negócios em época de crise do coronavírus

Priscilla Silva

Responsáveis por mais de 90% dos negócios, os pequenos e microempresários são os mais prejudicados neste período em que a quarentena é a melhor solução para conter a disseminação da Covid-19 no Brasil. Neste momento em que resguardar a saúde é prioridade, alguns segmentos voltados para prestação de serviços, como o da beleza, amargam uma queda brusca da demanda. Diante desta pressão, soluções têm sido apresentadas para garantir uma fonte de renda.

Sandro Carvalho, responsável pela Gerencia de Competitividade Empresarial e Territorial do Sebrae Mato Grosso, faz um apelo para que empresários não entrem em pânico, pois são momentos como esses que inspiram soluções inovadoras.

“O fundamental agora é não entrar em desespero e melhorar o sistema de gestão. O pequeno e o médio, geralmente, não tem dinheiro em caixa para se sustentar. Por isso, deve-se fazer uma programação de suas finanças, um acompanhamento geral, tanto para as contas a pagar, que podem ser renegociadas com os fornecedores, como manter um olhar para as vendas”, alerta.

Com menos pessoas circulando nas cidades, o comércio precisa criar novos meios para sustentar as vendas. Restaurantes e lojas têm focado nas vendas on-line e buscam soluções para garantir a segurança do cliente e de seus funcionários.

“Se as pessoas não podem sair de casa, tem que buscar alternativas para levar o produto até elas. As mídias sociais são uma das ferramentas, mas a questão é saber usá-las, para que seja um bom canal de vendas e sua empresa não fique prejudicada por eventuais erros”, sugere Sandro.

Caso a empresa consiga superar o desavio da venda, o segundo passo é elaborar novos caminhos para que os produtos cheguem às mãos dos clientes. “Alguns supermercados, padarias e farmácias já estão oferecendo serviços de entrega a domicílio. Isso aumentou a necessidade de delivery e também da quantidade de entregadores, mas tem que ser feito de forma que garanta a segurança de todos”, ressalta Sandro.

Uma recente experiência vivida pelo consultor chamou atenção devido aos cuidados adotados pela empresa. Ao fazer um pedido de uma empresa, Sandro pagou antecipadamente e, no momento da entrega, o funcionário utilizou álcool em gel antes de abrir o compartimento em que estava o produto.

“O pagamento antecipado evita o contato com a maquininha e, na hora da entrega, fui eu quem peguei o produto de dentro do compartimento, pois o entregador relatou que, antes dele ser enviado, foi feita uma higienização da embalagem, que é colocada por alguém que também tomou todas as precauções”, lembra Sandro.

CANAIS DE AJUDA
Pequenos e médios empresários não ficaram desamparados neste momento de extrema necessidade. O Sebrae disponibiliza, diariamente, conteúdos e informações voltadas a criar soluções a essas empresas pelo portal: www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/coronavirus

Apesar de o momento ser crítico, será mantido o suporte aos pequenos e médios que querem começar a empreender ou se reinventar. Para assistir esses públicos, o Sebrae manterá atendimento remoto digital e pelos canais 0800, com especialistas e consultores capacitados.

“É hora de olhar para o mercado de forma diferente, ver o que é escalável, pensando no retorno. Nós, do Sebrae de todo Brasil, estamos trabalhando em rede para criar soluções, que são disponibilizadas no nosso portal”, garante Sandro.

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