Motoboys de Cuiabá e Várzea Grande se uniram em um grande protesto contra as péssimas condições de trabalho e em revolta pelas mortes de dois entregadores, ocorridas no primeiro semestre deste ano na capital. A concentração, realizada em frente ao Shopping Pantanal, em Cuiabá, faz parte de uma greve da categoria em nível nacional, que estava marcada já algum tempo para ocorrer no dia 9 de junho.
Em entrevista ao Estadão Mato Grosso, o motoboy João Muniz, conhecido como João Barbudão e um dos organizadores do evento, disse que a morte dos entregadores Orlando Gomes de Lima e Kelvin Tavares da Cruz se tornou um combustível para inflamar a manifestação.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Entregador morre atropelado ao desviar de buraco em Cuiabá
Jovem motociclista morre após ser atropelado por motorista bêbado em Cuiabá
Nas palavras de João, Orlando foi vítima da falta de infraestrutura e Kelvin da imprudência de um motorista bêbado, que já matou uma pessoa em 2015 por dirigir embriagado e já solto nas ruas.
Entre as pautas, os entregadores reivindicam pontos de apoio para descanso; pontos de embarque e desembargue; fim das entregas casadas, quando o estabelecimento envia entregas do aplicativo e encomendas próprias na mesma viagem; aumento do valor das taxas nos domingos e feriados e madrugada e etc.
João ainda explicou que apesar do movimento, existem entregadores rodando, mas que a maioria dos motociclistas da Baixada Cuiabana está presente no movimento.
Além disso, João explicou que na manifestação está sendo apresentada soluções para auxiliar os inúmeros motoboys que são vítimas de acidentes diariamente no trânsito de Cuiabá e Várzea Grande.
São elas: campanha de doação de sangue aos acidentados, curso de primeiros-socorros e curso de direção defensiva.
Veja vídeos: