O tão esperado dia de se imunizar contra a covid-19 ainda não foi comemorado pela família dos irmãos gêmeos Herik Ruiz Lemes e Henrik Ruiz Lemes, 14 anos. Isso porque, a família está em dúvida se a vacina de Herik foi aplicada da forma correta. A família enviou ao jornal Estadão Mato Grosso os vídeos que registram o momento da aplicação, realizado na tarde desta quarta-feira (6), no Sesc Balneário, região do Osmar Cabral, em Cuiabá.
- FIQUE ATUALIZADO: Receba nosso conteúdo e esteja sempre informado. Em nosso grupo do Whats (clique aqui) ou para entrar em nosso canal do Telegram (clique aqui).
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Conforme os relatos da irmã do menino, ao chegarem no local que seria próximo da residência dos dois ele ficou aguardando até que chegasse sua vez. Logo que foi chamado, Herik foi acompanhado de sua mãe e outra irmã filmou de longe o momento em que a profissional aplicou o imunizante no rapaz.
Depois que chegaram em casa, tanto a mãe como as irmãs do adolescente foram olhar a filmagem e afirmaram que o líquido da vacina continuou na seringa ao ser retirado.
“Nos sentimos muito mal né, porque se isso aconteceu com ele, quantas pessoas que passaram por ali não aconteceu a mesma coisa e acabaram se prejudicando”, reclamou a irmã do adolescente.
Ela informou ainda que pensaram em voltar ao lugar a vacinação, mas quando chegaram em casa já tinha encerrado o horário em que a aplicação é feita.
Outro lado
A reportagem entrou em contato com a assessoria da prefeitura de Cuiabá para obter um posicionamento sobre o ocorrido. A gestão se manifestou por meio de nota. Confira na íntegra.
A Secretaria Municipal de Saúde informa:A Secretaria Municipal de Saúde informa:
- Todos os profissionais vacinadores nos polos de vacinação no Município de Cuiabá são devidamente capacitados para atuarem na aplicação da vacina contra a Covid-19. - No ato da aplicação da vacina é realizado todo o processo que visa garantir a ética e a transparência na vacinação conforme orientação do Ministério da Saúde, tais como:
• Seringa da vacina devidamente demostrada ao vacinado.
• Vacina aspirada com a dose adequada no momento da vacinação.
• Demonstração do êmbolo retraído até a marca que corresponde a dose da vacina aplicada.
• Vacina devidamente aplicada no músculo deltoide, conforme técnica de aplicação de injeção intramuscular, sendo realizada prega no músculo e aplicado a vacina.• Após vacinação, demonstração da seringa vazia.
-Após a vacinação, é entregue ao vacinado o respectivo cartão contendo as seguintes informações: dados do vacinado, identificação da vacina, dose aplicada, data de imunização, número lote da vacina, nome fabricante, identificação do vacinador e agendamento da próxima dose, quando aplicável.
-O processo de registro da aplicação da vacina é devidamente realizado no SI-PNI (SISTEMA INFORMAÇÃO PROGRAMA NACIONAL IMUNIZAÇÃO) pela equipe da campanha de vacina no polo.
-A SMS ressalta ainda que dispõe de canais para formalizações de reclamações, através da Ouvidoria, que atende pelos telefones 0800 645 7885 ou 3617-7329/7384 e também pelo e-mail [email protected], de segunda a sexta-feira, em horário comercial.