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Cidades Domingo, 22 de Março de 2020, 10:28 - A | A

Domingo, 22 de Março de 2020, 10h:28 - A | A

REAÇÃO AO CORONA

Uber promete ressarcir motoristas em casos de quarentena

Empresa disse que irá se comprometer com a limpeza dos veículos

Vitória Lopes
Gazeta Digital

O aplicativo Uber compartilhou um guia para seus motoristas credenciados com orientações referentes à pandemia de coronavírus, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nas diretrizes, a empresa informou que vai compensar os motoristas e entregadores que forem infectados ou que precisarem ficar em quarentena.

Ainda conforme o guia divulgado, a Uber disse que irá se comprometer com a limpeza dos veículos, além de que os motoristas parceiros das cidades mais afetadas terão prioridade.

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A motorista Suzi Soares relatou ao que foi informada pela empresa das ações que estão sendo recomendadas. No entanto, a Uber não informou qual será o valor disponibilizado para garantir a limpeza dos veículos.

Soares tentou seguir algumas recomendações para evitar a contaminação, entretanto, após um episódio com um passageiro, decidiu se afastar das atividades do aplicativo. “Ontem peguei um cliente e eu estava com a janela aberta. Mas ele disse para ligar o ar-condicionado, e mesmo falando sobre o coronavírus, ele insistiu em ligar o ar-condicionado. Ele prefere mais andar de ar-condicionado do que cuidar da saúde?”, questiona.

Ela relata que tem outra fonte de renda e segue três dias sem trabalhar com a Uber. Porém, se preocupa com os demais colegas e conta com a empatia das pessoas. “Tenho duas rendas, não vivo só do Uber, é um acrescento. Mas tem gente que precisa e vive disso, tem que dar a cara à tapa”.

Conforme o guia, o pagamento inclui somente parceiros infectados pelo COVID-19 ou que ficarão em quarentena. Para calcular o auxílio, o Uber levará em consideração a média de rendimentos diários dos últimos seis meses de trabalho do motorista. O valor será coberto por um período de 14 dias de afastamento do trabalho.

Para se resguardar, a motorista Daiane Rodrigues também optou por não rodar durante este período. Apesar das orientações, ela comenta que a manutenção é difícil, já que há uma grande troca de clientes ao longo do dia.

“O Uber é exposto, porque trabalhamos com rotatividade. Entra e sai todo o tipo de pessoa, em diferentes em situações, de idade, crença, categoria social e lugares. É um informativo bem simples, em que fazendo um comparativo, a realidade é outra. Estou preocupada e tem alguns dias que não estou rodando, buscando resguardar a integridade física minha e de outras pessoas”, relata.

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