32 crianças de 11 escolas públicas do município de Sorriso irão estar na fase final do projeto “Respeito às Diferenças”. Diamantino e Pedra Preta também representam Mato Grosso no projeto. A iniciativa educacional visa desenvolver habilidades de leitura e escrita, de acordo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao mesmo tempo que promove a reflexão sobre diversidade e inclusão por meio do tema Respeito às Diferenças.
Participam apenas alunos do Ensino Fundamental I da rede pública de ensino em 10 cidades brasileiras. Sorriso teve 44 produções literárias (cartas e ilustrações) inscritas, 21 são finalistas e todas serão publicadas no livro do projeto.
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Em Sorriso, o Respeito às Diferenças já impactou 1.020 alunos, 30 educadores e 11 escolas em todas as fases da iniciativa. O início foi em maio com uma oficina pedagógica para 26 professores da rede pública da cidade. No encontro, educadores aprofundaram a área do conhecimento de Língua Portuguesa e Direitos Humanos. Depois, em sala de aula, com o auxílio pedagógico destes professores capacitados, os alunos produziram suas cartas e respectivas ilustrações sobre o tema escolhido por cada criança ou dupla.
Ao todo, 44 cartas e ilustrações foram inscritas pelas escolas da cidade; uma comissão julgadora selecionou as 21 finalistas que irão compor o livro Respeito às Diferenças, última etapa do projeto. Destas 21 produções de Sorriso, 13 foram também narradas pelas próprias crianças e já podem ser conferidas no site do projeto.
O bullying predominou entre os temas escolhidos pelos aluno. Em suas cartas, ilustrações e narrações, as crianças que em média têm entre 8 e 10 anos de idade, alertam sobre a importância de se identificar o bullying como prática que naturaliza indevidamente diversos tipos de preconceito, como o racismo e o capacitismo.
Uma dessas cartas é da aluna Aline Mayumi Kimura, que relata ter sofrido ofensas simplesmente por usar óculos; do Pedro Henrique Favero, que fala da empatia por sua avó que sofre de um problema crônico na perna e já foi constrangida em locais públicos; e do Renato Almeida dos Santos, que escreve para seu amigo Madara e conta que presenciou um ato de racismo na rua quando estava a caminho da escola. Estes e outros relatos e ilustrações emocionantes dos alunos das escolas de Sorriso podem ser conferidos no site do projeto.
O Respeito às Diferenças congrega competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como por exemplo a de “compreender-se na diversidade humana” e a de “promover o respeito ao outro e aos direitos humanos”. Para Allan de Amorim, coordenador do projeto na Flamingo, o projeto é peculiar no objetivo de desenvolver a empatia.
“Considero pontos importantes do projeto o estímulo à criatividade dos estudantes e à promoção da reflexão cidadã, tudo isso por meio do resgate à produção de cartas, um gênero literário que marcou séculos na história da humanidade e na nossa forma de expressão escrita, e às narrações das histórias finalistas pelos próprios alunos. São elementos lúdicos para motivar o pertencimento à escola, à habilidade empática e à autoestima”, comenta Allan.
Sobre o projeto “Respeito às Diferenças”
O projeto “Respeito às Diferenças” é uma iniciativa educacional que busca desenvolver as habilidades de leitura, escrita e ilustração dos alunos do Ensino Fundamental I, segundo as competências definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No projeto, os alunos desenvolvem estas habilidades com a elaboração de cartas, desenhos e narrações de suas histórias sob a temática do respeito às diferenças. Ao escolher a prática pedagógica que procura resgatar a magia e o encantamento de contar histórias por meio de cartas, motivamos a imaginação e criatividade dos estudantes.
O projeto Respeito às Diferenças tem o patrocínio do Instituto Aegea, apoio local da Águas de Sorriso e da Secretaria Municipal de Educação de Sorriso. A realização é da Flamingo Comunicação e da Lei Federal de Incentivo à Cultura. As 10 cidades participantes são: Canoas (RS), Vila Velha (ES), Diamantino (MT), Esteio (RS), Matão (SP), Pedra Petra (MT), Piracicaba (SP), Serra (ES), Sorriso (MT) e Teresina (PI).
Há quatro etapas cronológicas: Orientação aos professores: oficinas pedagógicas para uma imersão na área do conhecimento de Língua Portuguesa e Direitos Humanos e apresentação do Guia de Orientação Literária; Produções literárias, etapa em que os alunos do fundamental I (de 8 a 10 anos), sob orientação dos professores, produzem as cartas e as ilustrações sobre o tema; Escolha das finalistas: as produções dos alunos são inscritas pelas escolas e uma comissão julgadora define as finalistas para serem narradas pelos próprios alunos; livro Respeito às Diferenças: publicação impressa com as cartas finalistas de todas as cidades.
Saiba mais em: https://respeitoasdiferencas.com.br/