Subiu para nove a quantidade de municípios classificados na cor vermelha devido ao risco muito alto de contágio pelo novo coronavírus em Mato Grosso. O Painel Covid-19 mostra que nos últimos três dias também subiu para 43 o número de cidades com classificação alta para contágio. No dia 8, última vez que o jornal Estadão Mato Grosso divulgou o balanço, eram sete e 29 municípios nas duas classificações, respectivamente.
A classificação de risco é baseada na incidência de casos nos últimos 14 dias. Municípios com mais de 500 casos a cada 100 mil pessoas recebem a cor vermelha, por apresentar risco muito alto de contágio.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Já as cidades com registros de 150 a 499 casos a cada 100 mil habitantes nas duas últimas semanas são classificadas com a cor laranja, que representa alto risco de contágio.
A classificação ainda inclui as cores amarela (risco moderado: 25 a 150 casos por 100.000 habitantes) e verde (baixo risco: menos de 25 casos a cada 100 mil habitantes).
O aumento do número de casos confirmados de covid-19 aponta para uma nova onda em território mato-grossense. Esse crescimento começou a ser observado há poucas semanas no estado e segue a tendência nacional.
O número de mortes não segue o mesmo crescimento exponencial do de casos confirmados, mas óbitos mais recorrentes também já podem ser observados nos boletins diários divulgados pelo jornal Estadão Mato Grosso.
Só neste mês, 13 mato-grossenses já perderam a vida para o novo coronavírus. O número supera todo o mês de novembro, quando oito pessoas morreram. Também é maior que outubro, quando o vírus matou 7 pessoas, e se aproxima do total de vítimas registrado em setembro, quando 20 pessoas foram a óbito em Mato Grosso.
O número de mortes, embora crescente, não acompanha a mesma agressividade do de casos confirmados. O motivo pode ser a eficácia da vacina contra a doença, cuja campanha de imunização nacional – embora atrasada – já se mostrou indispensável para o combate à pandemia, que chegou ao Brasil em março de 2020.
VEJA A CLASSIFICAÇÃO DOS MUNICÍPIOS
RISCO MUITO ALTO DE CONTÁGIO
Acorizal
Araguaiana
Araputanga
Conquista d’Oeste
Lucas do Rio Verde
Novo Santo Antonio
Porto dos Gaúchos
Rondolândia
Santa Carmem