Um jogo de tabuleiro e outro de cartas, que visa exercitar, as habilidades de poupar, empreender e investir, com atividades que podem ser realizadas a partir dos primeiros anos escolares até alunos do ensino médio!
Trazendo uma proposta inovadora, de despertar o interesse pela educação financeira dentro das escolas brasileiras, através de um método leve, divertido e interativo, o Projeto Jogos de Educação Financeira, realizado pelo Instituto Brasil Solidário, chega ao município de Cuiabá já promovendo uma capacitação com participação de educadores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e técnicos da Secretaria de Educação do município, que serão multiplicadores da proposta do projeto nas escolas municipais.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
As ações, que já estão sendo fomentadas desde o segundo o semestre de 2021, envolve ainda a distribuição gratuita de todo o material pedagógico dos Jogos Piquenique e Bons Negócios, que através da parceria com a Secretaria de Educação de Cuiabá, foi entregue em todas as escolas da rede municipal, e será reforçado aos profissionais de educação durante a programação da semana pedagógica que acontece entre os dias 25 de janeiro e 04 de fevereiro.
Durante a capacitação, realizada numa Formação EaD de Educação Financeira, os educadores receberam um treinamento prático sobre o uso dos Jogos Piquenique e Bons Negócios, incluindo uma plataforma exclusiva para as atividades, apresentando todo o material do projeto, que reúne cerca de 320 habilidades alinhadas a Nova Base Nacional Comum Curricular, com modelos de sequências didáticas que visam auxiliar na elaboração dos planos de aula e a inclusão das atividades de forma transversal e interdisciplinar.
Com formatos direcionados para cada idade e etapa escolar, os jogos educativos, possuem certificação pela Estratégia Nacional de Educação Financeira ENEF e têm se tornado uma ação de referência em escolas de várias regiões do Brasil, e também em território internacional, onde ganhou uma versão personalizada em espanhol para atender mais de 10 mil alunos em escolas de Santiago, no Chile.
Expansão 2022 – Vagas abertas para novos municípios
A proposta com os Jogos Piquenique e Bons Negócios, avança este ano para uma nova etapa de expansão, com foco em chegar a 1 milhão de alunos beneficiários, já abrindo para o cadastro de adesão 2022, aos municípios interessados, que podem entrar em contato através do Instagram oficial do projeto @vamosjogareaprender ou pelo Instituto Brasil Solidário @brasilsolidario, onde está sendo disponibilizado o link para o formulário de inscrição (https://forms.office.com/r/74Y7MziKPN).
Ao todo, 29.212 professores e 487.266 mil alunos já são beneficiados pelo programa no Brasil, com alcance em 2.005 escolas de 14 estados em todo o país. Diante dos desafios encontrados durante o período da pandemia, o projeto, buscou inovar e se reinventar, adaptando o Jogo Piquenique para uma plataforma Online, em formato de “game”, que já está disponível na versão em português e espanhol.
A iniciativa, que acontece desde 2017, vem fomentado um modelo de aprendizagem ativa dentro das escolas públicas, onde alunos a partir de 6 anos de idade, já começam a participar das atividades, que introduzem além dos conceitos de educação financeira possibilita outras questões interdisciplinares, como por exemplo economia de água, luz, reciclagem, alimentação saudável, gentileza, consumo consciente, decisões por impulso, mobilidade urbana e respeito.
O projeto possui um portal na internet reunindo tudo sobre os jogos, além de vídeos, tutoriais, dicas sobre finanças e planos de aula: www.vamosjogareaprender.com.br
Sobre os Jogos Piquenique e Bons Negócios
Para os alunos a partir de 6 anos de idade, o jogo de tabuleiro “Piquenique”, traz um formato leve e divertido, através do qual os pequeninos poderão imaginar um passeio ao ar livre com um grupo de crianças. Ao longo do percurso vão surgindo desafios que exigem tomadas de decisões e cumprimento de responsabilidades do dia a dia, como pagamento de contas. O objetivo é transmitir o conceito de poupar de maneira natural e próxima a realidade desses alunos.
Já os estudantes a partir de 10 anos, recebem o jogo de cartas “Bons Negócios”, que visa primordialmente aproximá-los a experiência prática de investir e abrange ótimas oportunidades de instigar a negociação e uma visão ampla da rotina de um empreendedor já atuante.
Aliança pela Educação Financeira
Cientes da importante missão agregada ao projeto, em formar gerações mais conscientes e com amplas oportunidades no desenvolvimento social e econômico de sua comunidade, a aliança formada por empresas que viabilizam a expansão do projeto no Brasil e América Latina conta com nomes como Bank of America, Bayer e a Citi Foundation, além de pessoas físicas.
“O projeto de Educação Financeira com uso de jogos desenvolvidos pelo IBS está alinhado ao pilar de Inclusão Financeira da Citi Foundation. A proposta beneficia em escala estudantes e professores da rede pública de ensino em diversos municípios brasileiros e na América Latina. Esta iniciativa, além do forte impacto social, fomenta o desenvolvimento da sociedade por meio da educação e da inovação. E a mudança de atitude vem como uma consequência muito positiva disso tudo.” - Marcelo Marangon - CCO do Citi Brasil.
A iniciativa já recebeu reconhecimento como finalista no prêmio UBS Visionaris 2020, do Banco UBS, da Suíça, e em 2021, foi destaque no Prêmio Educação Financeira Transforma, promovido pelo Instituto XP, com 3 projetos mobilizados pelos jogos entre os finalistas e a primeira colocação ao Instituto Brasil Solidário na categoria “Melhor ONG”.
“A ideia de reunir players globais do mundo das finanças para formar a Aliança liderada pelo Instituto Brasil Solidário representa um feito inédito e muito importante para o sucesso de longo prazo dos jogos. É uma solução que, a partir do Brasil, poderá ajudar crianças e jovens de diversos países a compreenderem conceitos muito importantes e transformadores para a boa gestão de suas vidas financeiras e de suas famílias. Esse é um projeto de resultados comprovados e de baixíssimo custo, e queremos convidar outras instituições financeiras a também participarem”, diz Eduardo Alcalay - Presidente do Bank of America no Brasil.