Após 20 anos de espera, finalmente os moradores dos bairros Chácara dos Pinheiros e Jardim das Palmeiras receberão a Praça Francisco Xavier de Oliveira, conhecida pela comunidade como Praça do Caju. Esta obra foi realizada pela Secretaria de Serviços Urbanos e será entregue pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, por meio de Indicação do vereador Luis Claudio (PP). A entrega será nesta terça-feira (10), ás 19h, pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, junto do vereador.
A praça será entregue com parque infantil, academia da melhor idade, pista de caminhada, vagas de estacionamento, iluminação led, jardinagem, bancos, lixeira e pergolado. Ela está localizada entre a avenida Pau Brasil, no Jardim das Palmeiras, e rua Jacarandá, na Chácara dos Pinheiros.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Esta é mais uma grande obra da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro e fico feliz por ter sido feito de maneira tão rápida para atender aqueles moradores que sofriam pela ausência de lazer e, principalmente, pelos transtornos na falta de segurança e risco à saúde”, ressalta o vereador Luis Claudio.
Apesar de nunca ter existido uma praça naquele local e ser conhecida como Praça do Caju, ela levará outro nome em homenagem a Francisco, que foi um dos fundadores da Chácara dos Pinheiros, a pedido dos moradores, por meio de um abaixo-assinado.
O saudoso Francisco Xavier de Oliveira é natural do município Nossa Senhora do Livramento e mudou-se para o bairro em 1970, onde tinham apenas quatro moradores. Foi presidente do bairro e colaborou com várias melhorias aos moradores, como atendimento médico, água encanada, ajudou na construção da primeira igreja local, a Sant’Ana, e promoveu ações sociais, como a entrega de colchões e cobertores. Também trabalhou na Casa Civil por 35 anos e faleceu em 2016.
“Essa área já existia há muitos anos para ser uma praça, porém nunca foi feita e vivia cheia de mato, tinha uma vala aberta, onde jorrava água fluvial das casas, e acabava acumulando, servindo de criadouro de mosquitos, animais peçonhentos e mal cheiro. E a limpeza ficava por conta dos moradores”, lembra a moradora que solicitou a indicação para o vereador, Antonina Sebastiana de Almeida.
Segundo ela, foram feitos contatos com políticos da época, mas todas sem efeito.
“Até que no ano passado, eu e meu esposo, agendamos uma reunião com os representantes dos bairros e o vereador Luis Claudio, para expor o problema que tínhamos e conhecer o espaço. Pedimos pouco, uma praça simples, mas não imaginávamos tanto. Para nós é de grande alegria. Hoje ela está pronta, linda, muito mais do que sonhávamos e nós temos a certeza de que devemos isso ao vereador Luis Claudio, que acreditou, batalhou, conseguiu esta indicação, a prefeitura veio e fez, e hoje nós temos só que comemorar e agradecer”, convida Antonina.