Pelo 2º dia consecutivo, o estado de Mato Grosso não registra nenhuma morte por covid-19 neste domingo, 7 de novembro. A informação é do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), que a cada dia atualiza os números relacionados à pandemia do novo coronavírus no estado. Mato Grosso permanece com o total de 13.947 mortes causadas pelo vírus.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
O mesmo documento aponta que neste mesmo intervalo, de 24 horas, 24 pessoas testaram positivo para a doença. Ao todo, o estado já confirmou 548.459 casos da doença. O número de infectados pode ser muito maior. Isso porque, desde o início da pandemia, os órgãos competentes alertam para a subnotificação de casos. O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, chegou a estimar que para cada caso confirmado, outros 10 casos ficariam subnotificados.
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso canal no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
As notícias são animadoras. Nas últimas semanas, a mesma população que viu a imprensa noticiar dezenas, e por vezes mais de 100 mortes diariamente, passou a ver a concretização da esperança anunciada pela comunidade científica: a vacina garante a proteção e o único caminho para pôr fim à pandemia.
O sucesso da vacinação contra a doença também se reflete no número de internados, em monitoramento e em estado grave. Nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ainda estão em tratamento 90 pessoas, que estão em tratamento para superar a agressividade do vírus e voltar aos seus lares.
Desses 90 pacientes, 66 estão em leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), cuja pactuação chega a 303. A ocupação, portanto, representa 35,68% do total de leitos públicos. O SUS ainda conta com 27 leitos bloqueados. Os demais 24 pacientes estão em leitos de UTI em unidades particulares.
O boletim também aponta outra excelente notícia: não há nenhuma criança internada em estado grave por complicações do novo coronavírus em todo o estado.
Já nos leitos de enfermaria, o documento aponta a permanência de 52 pacientes, sendo 31 em leitos pactuados, cujo total soma 652.
Além das pessoas com o vírus ativo que estão internadas, Mato Grosso ainda possui 1.119 pacientes em monitoramento, cumprindo o isolamento social em casa mesmo.
Desde o começo da pandemia, o número de casos e de mortes são mais baixos aos finais de semana, por causa da realidade em cada município, que às vezes leva mais tempo para notificar a SES-MT. Ainda assim, a não notificação é motivo para comemorar já que, mesmo com a lentidão, sempre houve registro de vidas perdidas nesses dias.
CUIDADOS DEVEM PERMANECER
Os números são animadores, mas não são motivo para a população abandonar os cuidados contra o vírus, hoje quase inexistentes. A Secretaria de Estado de Saúde, assim como o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS), recomenda a continuidade do uso da máscara, a higienização das mãos, evitar levar as mãos ao rosto e, sempre que possível, manter o distanciamento social.
O único caminho para o fim da pandemia continua sendo a vacinação em massa. Aliado a essa principal arma está o combate às fake News espalhadas por negacionistas que, mesmo após todo esse tempo, continuam espalhando mentiras e causando a morte de pessoas que acabam por acreditar em absurdos, como implantação de chip para controle mundial, ou mal súbito causado pela vacina.