Emocionado! Esse é o sentimento do paciente Benildo Alves Ferreira, que completou 53 anos no dia 03 de setembro, no Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho”. A celebração do aniversário faz parte do atendimento humanizado da gestão Emanuel Pinheiro. A ação foi realizada pelas equipes da enfermagem e nutrição com o apoio da diretoria da unidade.
“Nunca recebi uma surpresa no meu aniversário, sinceramente não esperava por isso, estou muito feliz”, relatou Benildo, que está internado há mais de dois meses no HMC. Ele foi acolhido na unidade hospitalar desde o dia 07 de setembro, após desmaiar em uma rua, do bairro Tancredo Neves, em Cuiabá.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Segundo a supervisora das Áreas Abertas da internação 1 e 2 do HMC, Raquel Marinho, a comemoração do aniversário é uma maneira de trazer alegria e acolhimento. “Nós, profissionais da saúde, nos tornamos a família dos pacientes de longa permanência. E o aniversário, é uma data tão importante que não poderia passar em branco, por isso preparamos tudo com muito carinho para comemorarmos esse momento especial”, destacou.
A responsável técnica do setor de Nutrição, Cátia Alvarenga, explicou que a equipe da nutrição clínica em parceria com a equipe da empresa Paladar preparou um bolo respeitando as restrições alimentares do paciente. “Fizemos um bolo de acordo com a dieta dele, para que o paciente pudesse comer. Ficou muito gostoso e ele adorou”, informou.
O filho de Benildo, Hilquias da Silva, agradeceu o carinho e relatou que o pai vive em situação de rua. “Ele tem moradia, mas infelizmente a dependência química faz com que ele fique na rua. Estou acompanhando ele e sempre procurei ajudá-lo. Fico agradecido por ele estar aqui no HMC, sendo bem cuidado por todos”, destacou.
Benildo foi trazido ao HMC via Serviço de Atendimento Móvel ao Usuário – SAMU sem o movimento da perna direita, com várias lesões pelo corpo em decorrência da hanseníase, queimaduras e osteomielite, uma infecção óssea geralmente causada por bactérias, micobactérias (gênero de bactérias) ou fungos.
Segundo o filho de Benildo, o pai realiza sessões na câmara hiperbárica para ajudar no processo de cicatrização das feridas, sendo acompanhado por médicos da clínica geral, infectologia, psiquiatria e profissionais da fisioterapia, psicologia e do serviço social. “Acho excelente como meu pai é cuidado no HMC. Não falta material para os curativos e não falta remédio. A equipe fica o tempo todo supervisionando para atender a necessidade dele. Estou muito feliz, pois as lesões já estão diminuindo e logo vou poder levá-lo comigo”, relatou.
Para a gerente e responsável técnica das Áreas Abertas do HMC, Ariane Barcelon, o processo de adoecimento é um momento de fragilidade física e emocional dos pacientes e familiares. “Sempre buscamos humanizar o atendimento como auxílio na eficiência do tratamento”, enfocou.
Paulo Rós, diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, que administra o HMC e Hospital Municipal São Benedito, enfatizou que a administração municipal e a direção da unidade hospitalar entendem a necessidade do acolhimento para a melhora clínica dos pacientes.
“A missão da gestão Emanuel Pinheiro é proporcionar ações que elevam o bem-estar dos pacientes e seus familiares, porque a hospitalização traz preocupação, e o tratamento aliado à atenção individualizada proporciona segurança, confiança e sucesso no tratamento”, concluiu.