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Cidades Quinta-feira, 16 de Setembro de 2021, 12:46 - A | A

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Ônibus novos de Cuiabá não servem para o BRT projetado pelo Estado

Sinfra diz que avisou a Prefeitura duas vezes antes da compra dos veículos

Gabriel Soares

Editor-Chefe | Estadão Mato Grosso

Os ônibus novos comprados pela Prefeitura de Cuiabá e pela União Transportes não poderão ser utilizados em integração com o sistema de BRT (Ônibus de Trânsito Rápido, na sigla em inglês) projetado pelo governo do Estado. A informação consta em resposta técnica da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) em questionamento feito por um cidadão quanto ao anteprojeto do BRT, que se encontra em fase de audiência pública.

Apesar de os ônibus comprados pela Prefeitura possuírem portas dos dois lados, com objetivo de integração com o modal, eles têm piso alto. Contudo, o sistema proposto pelo governo do Estado prevê a utilização de ônibus elétricos de piso baixo.

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Conforme a Sinfra, os veículos adquiridos pela Prefeitura até poderão utilizar as faixas exclusivas do BRT, mas apenas como vias expressas, sem parar nas estações.

A Sinfra detalha que há duas formas de integração da frota comum com o BRT:

1 - Nas linhas troncais que operam de forma mista, ou seja, dentro e fora do corredor a operação será com frota de piso baixo e porta em ambos os lados. Estas linhas estão apresentadas no Memorial Descritivo da Rede de Transportes.

2 - Linhas radiais que circulam em trechos curtos nas avenidas onde estão os corredores exclusivos com paradas à direita e acesso às estações de canteiro central por travessia semaforizada. Neste caso opera-se com a frota comum, ou seja, ônibus de piso alto com portas somente à direita.

Ou seja, a integração dos ônibus de piso alto com o BRT só deve ser feita nos pontos que já existem, utilizando a porta da direita, como acontece agora. Neste caso, os usuários devem desembarcar e atravessar a rua para poder ‘pegar’ o BRT no canteiro central.

A Sinfra afirmou ainda que informou à Prefeitura sobre as características dos ônibus do BRT em duas ocasiões: em 4 de janeiro, quando teria enviado os estudos técnicos que embasaram a mudança do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) pelo BRT; e em 11 de março, por meio de uma nota técnica.

OUTRO LADO - Por meio de nota, a Prefeitura de Cuiabá afirmou que o processo de licitação do transporte coletivo foi realizado em 2019 e as empresas já haviam adquirido os ônibus junto às fabricantes. Afirma ainda que os ônibus comprados foram adaptados para poderem integrar tanto com o BRT quanto com o VLT.

 Confira a nota na íntegra:

Nota à imprensa

Quanto aos apontamentos elencados, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informa:

-  Ao contrário do que sustenta o Governo do Estado, a Pasta foi notificada em 4 de janeiro de 2021 - quando foram enviados os estudos técnicos e, não o projeto do modal - que definiram o modal BRT em substituição ao VLT.

- Porém, o trâmite do processo de licitação do transporte coletivo já havia sido concluído pela Prefeitura de Cuiabá em 2019, inclusive, as empresas ganhadoras do processo de licitação já haviam adquirido junto às fábricas os 144 novos ônibus.

- Por fim, reiteramos que os ônibus novos são adaptados para atender tanto o modal BRT quanto o VLT.

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