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Cidades Terça-feira, 09 de Janeiro de 2024, 16:08 - A | A

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VEJA ROTAS ALTERNATIVAS

Obras do BRT fecham principal ponte de ligação entre Cuiabá e Várzea Grande

Para diminuir o impacto no trânsito, diversas rotas alternativas foram definidas e a Guarda Municipal deverá auxiliar no trânsito

Da Redação

Redação | Estadão Mato Grosso

As obras do BRT (Ônibus de Trânsito Rápido, na sigla em inglês) em Várzea Grande vão exigir novas intervenções e mudanças no trânsito, devido ao fechamento parcial da principal ponte de ligação entre as duas maiores cidades do estado. Um Plano de Desvio de Tráfego está sendo implementado a partir desta quarta-feira, 10 de janeiro, para tentar reduzir o impacto que o bloqueio causará na rotina dos moradores das duas cidades.

O trânsito será desviado da Avenida da FEB para a pista de concreto por onde trafegará o BRT e a Ponte Júlio Müller passará a ter apenas uma via de mão dupla.

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“São intervenções necessárias para atender as obras de pavimentação rígida e drenagem complementar na principal interligação entre Várzea Grande e Cuiabá, que é a Ponte Júlio Müller, na região do Porto”, disse Cidomar Arruda, coordenador de Mobilidade Urbana da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana.

Cidomar explica que o trânsito pesado que passa diariamente pela Avenida da FEB exige obras complementares para comportar o BRT.

“Com este Plano de Desvio de Tráfego, o acesso à Alameda Júlio Müller será fechado para as obras na cabeceira da ponte”, explicou

As obras de pavimentação rígida são para encabeçamento do pavimento de concreto da ponte e para a conclusão do pavimento de concreto na Avenida da FEB. A duplicação da Ponte Júlio Müller, feita entre 2013 e 2014 para atender ao VLT, nunca chegou a ser utilizada e agora necessita ser adequada para suportar o novo projeto de transporte coletivo.

As demais obras são de drenagem complementar com travessia da rede de drenagem que cruza a Alameda Júlio Müller.

Cidomar Arruda assinala que, para diminuir o impacto no trânsito, diversas rotas alternativas foram definidas e a Guarda Municipal deverá auxiliar no trânsito para que o fluxo seja o menos impactado possível.

As rotas alternativas sugeridas são:

• Acesso via Ponte Elisa Bocaiúva, mais conhecida como Ponte Nova, que liga as Avenidas Dom Orlando Chaves (Várzea Grande) a Avenida Miguel Sutil (Cuiabá), lembrando que no sentido Capital/Várzea Grande é possível acessar logo após a ponte, a direita a Rua Prefeito Napoleão José da Costa, que é paralela a Avenida da FEB e dá acesso ao trevo do Zero Km e ao Aeroporto Marechal Rondon ou ao Centro de Várzea Grande;

• A Avenida Prefeito Murilo Domingos, mais conhecida como 31 de Março, na lateral do Aeroporto Marechal Rondon acessando o Grande Cristo Rei até a Avenida Dr. Paraná com acesso a Ponte Sérgio Motta interligando à Avenida Beira Rio em Cuiabá. Essa interligação pode ser feita também vindo da Ponte Nova passando pela Avenida Dom Orlando Chaves e acessando a Ponte Sérgio Motta e a Avenida Beira Rio em Cuiabá (Região Leste);

• Acesso pela Avenida da Guarita chegando a Avenida Círiaco Cândia (Várzea Grande) ou Rodovia Mário Andreazza até chegar a Miguel Sutil (Região Oeste);

• Acesso pela Rodovia dos Imigrantes passando pela Ponte JK até chegar a Cuiabá (Região Sul) no trevo que dá acesso a Santo Antônio do Leverger ou ao Grande Parque Cuiabá entre outros bairros.

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