Com o anúncio de antecipação do prazo de aplicação da dose de reforço contra a covid-19 nesta segunda-feira (13), que passará a ser aplicado após quatro meses da conclusão do esquema vacinal, alguns municípios de Mato Grosso já anunciaram que vão aderir à decisão do Governo do Estado.
Várzea Grande, Sinop, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Rondonópolis confirmaram ao Estadão Mato Grosso que vão seguir a decisão colegiada da Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT). Já a capital informou que deve avaliar a situação primeiro, visto que a campanha “Vacina Cuiabá” segue o Plano Nacional de Imunização (PNI), que ainda orienta aplicar a dose de reforço cinco meses após a segunda dose.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Em Várzea Grande, a aplicação da dose de reforço no prazo mais curto irá iniciar já nesta terça-feira (14), após decisão do prefeito Kalil Baracat (MDB), e é válida para todos que já concluíram o esquema vacinal. O prefeito determinou ainda que fosse formalizado a CIB e ao Ministério da Saúde o pedido para vacinação de crianças a partir de 5 anos, bem como a possibilidade de aplicação de uma quarta dose da vacina, diante da possibilidade de uma nova onda causada pela variante ômicron.
Sinop informou, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que a população deve agendar horário de atendimento no link disponibilizado no site da Prefeitura (www.sinop.mt.gov.br). No entanto, já garantiu que a terceira dose está disponível para a população com 18 anos ou mais.
Em Lucas do Rio Verde, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a medida já está valendo. Para ser vacinado, é preciso apresentar documento oficial com foto e carteira vacinal, reforçou em nota. Profissionais de Saúde precisam apresentar, além da carteira de vacinação, comprovante empregatício ou carteira profissional.
"Portanto, a partir de agora, qualquer pessoa com 18 anos completos ou mais, que tomou a 2ª dose até o dia 18 de agosto deste ano, já pode tomar a dose de reforço".
Em Sorriso, o público também já pode procurar um dos polos para receber a 3ª dose. Porém, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) emitiu orientação específica para os cidadãos que receberam a vacina da Janssen: eles devem “aguardar a 2ª dose deste imunizante, que, por ser dose única, esta segunda agulhadinha entra como um reforço ao esquema vacinal". No município, as doses estão sendo disponibilizadas para pessoas acima de 12 anos.
Em Rondonópolis, a Secretaria Municipal de Saúde informou que irá seguir a recomendação, mas que aguarda o recebimento de novas doses para iniciar a vacinação a partir de 4 meses.
Novas doses
Nesta segunda, o Ministério da Saúde informou que enviou 54.400 doses da vacina Janssen para a imunização dos grupos prioritários da Campanha Nacional contra a covid-19. As novas doses das vacinas serão distribuídas mediante solicitação dos gestores municipais.
Em Resolução da CIB, a medida adotada se deve ao risco de perda das doses, devido ao prazo de validade, e à baixa procura por imunização em alguns municípios.