Uma nova remessa de doses de vacinas pediátricas CoronaVac estão sendo enviadas a Mato Grosso. O Ministério da Saúde iniciou nesta quinta-feira, 10 de novembro, a distribuição do imunizante contra a covid-19 e deve enviar ao estado 19,4 mil doses, destinadas a crianças com idade entre 6 meses e 3 anos com comorbidades.
Neste momento, a vacinação para essa faixa etária está restrita para crianças com comorbidades. A ampliação do grupo ainda depende de avaliação pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec).
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
A recomendação do ministério é que o imunizante contra o novo coronavírus seja aplicado simultaneamente às demais vacinas do calendário vacinal ou em qualquer intervalo na faixa etária de 6 meses de idade ou mais.
As doses, fazem parte da entrega de 1 milhão pelo Instituto Butantan para o governo federal nesta quinta-feira, 9.
Este é o segundo aditivo do contrato para o fornecimento de 10 milhões de doses, firmado entre o Butantan e o Programa Nacional de Imunização (PNI) em janeiro deste ano. Um primeiro aditivo de 1 milhão de doses foi encaminhado em setembro.
De acordo com o Butantan, estimasse que sejam necessárias cerca de 12 milhões de doses para vacinar todas as 6 milhões de crianças brasileiras de 3 a 5 anos com as duas doses do imunizante.
Em 2022, pelo menos 900 crianças e adolescentes morreram em decorrência da covid-19 no país, aponta o instituto, a partir de dados do Ministério da Saúde.